domingo, 31 de julho de 2011

Bicicletas por ai... e na minha cabeça!


Ainda estou à procura da minha bike e não consigo parar de pensar nisso! Tenho visto bicicletas em toda parte. Passeando, indo ou voltando do trabalho, carregando entregas... são muitas!


E tenho percebido também os problemas que os ciclistas, assim como os pedestres, enfrentam todos os dias. Uso o transporte coletivo e frequentemente vejo os motoristas tirando fino dos ciclistas. Por outro lado, as vias são de péssima qualidade, muitas delas nem acostamento tem.
Numa ponte que dá acesso da Barra para Jacarepaguá vejo sempre ciclistas tomando os maiores finos! (veja na foto abaixo).


Corrijam-me os ciclistas mais experientes se eu estiver errada, mas até onde sei, o ciclista devia ocupar a faixa. Mas deve ser difícil competir com ferozes condutores motorizados, né?!

Mais sinalização, bicicletas e perigo...

Falei aqui outro dia que a prefeitura andou sinalizando as vias no meu bairro. 
[Postagem anterior: Sinalização e bicicletas.]
Então, eles voltaram e cercaram a ciclo faixa com olhos de gato. É uma pena que esse recurso seja necessário além da própria faixa: todos nós sabemos que os motoristas no Rio (ou no Brasil) não respeitam muito as leis de trânsito, né?

  
Ai dá para entender porque tantas placas de PERIGO automóveis espalhadas pelos arredores.


quinta-feira, 28 de julho de 2011

Festa As Aventuras de Ian na Floresta – parte 3

A casinha de caixa de lasanha que fiz com o Ian também serviu para enfeitar a mesa.


Colei uma figura carimbada na garrafa de vidro, que também ganhou fita e galhos secos de lírio que eu mesma plantei e colhi.


A embalagem de shampo virou árvore e fez parte da decoração junto com alguns dos nossos bichinhos de pelúcia. Recortei um envelope usado para fazer etiquetas para mudas que plantei com ajuda do Ian.


quarta-feira, 27 de julho de 2011

Festa As Aventuras de Ian na Floresta – parte 2



Revesti sobras de papelão com feltro e usei como suporte para as figuras coladas em palitos de churrasco. É só fazer um corte médio em duas plaquinhas de papelão e encaixar uma na outra para ficar de pé. 


Dentro do rolo de fita adesiva que tinha terminado, tambem revestida com feltro, coloquei um pedaço de espuma (daquelas que vem nas embalagens de computador) para espetar os palitos.


Fiz os carimbos usando recortes de e.v.a. e pedaços de papelão. Carimbei sobre papel reciclado e recortei em volta. Depois foi só colar no painel ou nos palitos.


Continua...

terça-feira, 26 de julho de 2011

Festa As Aventuras de Ian na Floresta – parte 1


Meu filho fez 3 anos em maio e, como esse foi declarado o ano internacional das florestas, o tema da festa não podia ser outro. Fizemos uma festinha simples só para a família, mas tinha que criar um clima lúdico e divertido para o Ian usando apenas materiais que tinha em casa. A única coisa comprada foi o TNT verde usado para cobrir a mesa e o painel que simulava uma grande floresta atrás da mesa. 

 
Usei bobinas de papelão revestidas com tecido marrom que achei aqui para parecerem troncos de árvores sob o painel de TNT. Nem precisei colar, foi só enrrolar nos tubos e depois soltar tudo e guardar para reaproveitar uma próxima vez. Alias, o TNT também pode ser guardado facilmente para as próximas.


Enfeitei a mesa com algumas figuras impressas de As Aventuras de Ian que sobraram do 1º aniversário, fuguras carimbadas, pinhas e galhos secos. Outros enfeites da mesa também foram feitos de material reaproveitado como papelão, espuma e embalagem de café (aquele saquinho dourado: usei para fazer folhas secas e deu um efeito lindo).


Continua...

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Aos amigos queridos...


"O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá mais se tem."
Antoine de Saint-Exupéry

Fórum sobre mobilidade pelo Vá de Bike

Tenho pesquisado muito sobre bicicleta e achei esse site mega bacana: Vá de Bike!
O Willian Cruz me autorizou postar esse texto dele por aqui. Destaquei algumas partes. Se vocês tambem andam de bike pela cidade, deem uma passada por lá que tem muitas dicas importantes.

Por Willian Cruz, em 13 de julho de 2011

segunda-feira, 18 de julho de 2011

As empacotadoras e a bolsa de pano


Semana passada fui ao mercado com meu marido e sai com uma impressão estarrecedora.
Chegamos tarde e estava vazio, então tinham umas 3 meninas no caixa esperando para colocar minhas compras nas ultrapassadas sacolas plásticas. Logo avisei que não eram necessárias, porque usaria a minha sacola de pano e comecei eu mesma a guardar as compras. Eram poucos itens, mas quando a caixa passou os frios, uma delas me perguntou se eu não queria colocar as coisas de geladeira em uma sacolinha para não molhar a bolsa. Respondi que não era necessário, pois depois era só jogar a bolsa de pano na máquina de lavar. As 3 se entreolharam e riram sem entender minha lógica.
Sai pensando no caso dos analfabetos funcionais. Com tanta informação por ai, elas ainda não entenderam porque não devemos usar as sacolas plásticas!

quinta-feira, 14 de julho de 2011

SWU: começa com você!

Adorei a campanha e a proposta do festival de música SWU. Olha ai que bacana:







http://www.swu.com.br/pt/

I Wanna Rock!



Essa postagem é só para lembrar que ontem (13 de julho) foi dia do Rock!
E o que rock tem a ver com sustentabilidade?
Atitude!!!

Veja o exemplo do festival SWU:

Foto: Cris sentada na pedra/rock em Teresopolis :)