Páginas

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Cartilha sobre orgânicos proibida




O Ministério da Agricultura produziu uma cartilha sobre produtos orgânicos ilustrada pelo Ziraldo. Infelizmente tem gente querendo impedir sua distribuição.


Essa cartilha sobre orgânicos é bastante conhecida, e o Ministério da Agricultura foi bastante inteligente ao convidar o ótimo Ziraldo para ilustrá-la. No material, é possível encontrar a definição de alimento orgânico, bem como orientações para que o consumidor possa identificar esses produtos no mercado. [Gabriel Cunha do Blog RNA Menssageiro]

Publicidade divertida do Hortifruti

















Para quem gosta de filmes, boa alimentação e muitas risadas: gosto muito!

Selo Seu Blog é Viciante


Valeu novamente, Monique! Também sou viciada no Mimirabolantes.
Estou indicando este selo também para: Arte & Reciclagem, Arte Eco Brasil, Daniela Lima do Consciencia com Ciência, Maíra do Reciclagem & Arte, Laély do Sala da La.

[1- Coloque o selo no seu blog; 2- Indique 10 blogs que você considera extremamente viciantes; 3- Informe aos indicados; 4- Diga três coisas que pretende fazer no futuro.]

Pelos Cães Abandonados


Para cada pageview, a PEDIGREE se compromete a doar um prato de ração para cães abandonados que esperam encontrar uma família.
Não custa nada: o filme é curtinho e é lindo!
TEMOS MUITO QUE APRENDER COM ELES
O da foto acima é o Lobo, cão que dei ao meu marido quando ainda eramos namorados. Ele já se foi mas deixou o Zeus de presente pra gente e saudades.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O CicliCCa é Top100!


O Ciclicca está entre os 100 blogs mais votados na categoria sustentabilidade do TopBlog. Estou muito feliz e grata por ter recebido o apoio de todos vocês! Muito obrigada!
Cristiane Iannacconi

A água está acabando

Delhi - Índia. Todos querem apenas um pouco de água...

Dois sudaneses bebem água do pântanos com tubos plásticos, especialmente concebidos para este fim, com filtro para filtrar as larvas flutuantes responsáveis pela enfermidade da lombriga de Guiné. O programa distribuiu milhões de tubos e já conseguiu reduzir em 70% esta enfermidade debilitante.

Os glaciais que abastecem a Europa de água potável perderam mais da metade do seu volume no século passado. Na foto, trabalhadores da estação de esqui do glacial de Pitztal, na Áustria, cobrem o glacial com uma manta especial para proteger a neve e retardar seu derretimento durante os meses de verão...

As águas do delta do rio Níger são usadas para defecar, tomar banho, pescar e despejar o lixo.

Água suja em torneiras residenciais, devido ao avanço indiscriminado do desenvolvimento.

Aldeões na ilha de Coronilla, Kenya, cavam poço profundos em busca do precioso líquido, a apenas 300 metros do mar. A água é salobra.


Aquele que foi o quarto maior lago do mundo, agora é um cemitério poeirento de embarcações que nunca mais zarparão...

VALORIZE A ÁGUA! EM ALGUNS LUGARES ELA NÃO EXISTE MAIS...

Email enviado por Mimirabolantes.

Novas mudas


Estou preparando novas mudas das minhas plantinhas para a casa nova. Essas ai estão em uma caixa de frutas de feira: prático. Quando morei em Teresópolis tinha um jardim repleto de flores e um pomar delicioso, mas aqui no apartamento, sem varanda e com filho pequeno era difícil ter tantas plantas. Agora que vou ter espaço quero encher a casa com o verde de novo.

Selo Masterblog


Gosto de arte, design, moda, decoração, mas tudo isso sem deixar de pensar sustentável. Talvez por isso tenha ganho este selinho do blog Mimirabolantes.
Obrigada mais uma vez pelo apoio, Monique. Continue com o sucesso do Mimirabolantes!

Estou indicando este selo também para:
Arte & Reciclagem,
Arte Eco Brasil,
Daniela Lima do Consciencia com Ciência,
Maíra do Reciclagem & Arte,
Laély do Sala da La,

[Poste no no seu blog, colocando no seu post o blog que te indicou, uma mensagem de agradecimento. Abaixo do selo escreva 5 característiscas suas e indique o prêmio a 5 ou mais blogs também.]

sábado, 22 de agosto de 2009

Todo cachorro merece um lar feliz

Todo cachorro merece um lar feliz! Assista o vídeo da campanha da Pedigree Adotar é Tudo de Bom.

Abaixo, texto que recebi por e-mail e achei muito interessante.

Proteção e Eficiência - por Marlene Nascimento

A eficiência de uma pessoa que trabalha na causa animal não deve ser medida pelo número de animais que esta pessoa possui ou que recolheu, cuidou, esterilizou e doou, mas sim pelo número de pessoas que ela conseguiu fazer com que tomasse esta atitude.

Muitas pessoas se julgam protetoras porque salvaram, doaram ou adotaram algumas dezenas de animais que estão em suas casas ou foram doadas. Essa atitude é válida e merece nossa consideração. São poucos os seres humanos que doam seu tempo e seu dinheiro para salvar uma vida. Menos ainda quando se trata de um animal em situação de rua, que é considerados por muitos como uma ameaça à saúde pública.

Por outro lado, ao nos sensibilizarmos com o sofrimento de um animal, devemos tomar o cuidado com a atitude de querer salvar todos os animais do mundo, criar uma culpa interna e perpetuar atitudes de tomar o lugar dos outros.

Exemplos práticos, simples e reais: Toda vez que seus amigos encontram um problema com animais, o que é que eles fazem? Ligam rapidamente para você, relatam o caso e você sai correndo para ajudá-los. Toda a vez que algum amigo “precisa” se desfazer de um animal, você fica “doido(a)” procurando um novo dono para o mascote antes que ele o jogue na rua. Sempre que algum conhecido deixa sua cadela ter uma cria, você é a pessoa contatada para ajudar nas doações. E, muitas vezes, até paga a esterilização da cadela. Quando um animal adoece, de quem seus amigos lembram? Quando acontece uma tragédia com animais, qual a pessoa que todos vão lembrar de ligar para relatar, nos mínimos detalhes, o acontecido dizendo: "Lembrei de você!" Quantos animais são abandonados na porta de sua casa?

Parabéns! Você realmente é uma pessoa solidária, tem muitos amigos e, com certeza, cada vez mais você terá pessoas que vão lembrar de você.
E você? E a sua vida, como esta? Sua conta bancaria, como anda? Como você dorme à noite com tantos telefonemas que começam com "lembrei de você!"? Você não esta se sentido cada dia mais impotente frente ao grande número de acontecimentos tristes que você toma conhecimento?

Nós amamos os animais, mas o primeiro ato de amor é o não-prejuízo. Esteja atento(a), pois atitude justa é aquela que melhor se ajustar à situação precisa. O amor sem justiça corre o risco de ser apenas emotivo, não criando melhores condições de vida para todos os seres.Se você esta “resolvendo” o problema de seus amigos, você esta ajudando muito mais a eles do que aos animais. E ainda criando uma situação desgastante para você.

Ajudar não é fazer as coisas em lugar de outro, e sim permitir que estes se saiam bem sozinhos. Se não, criamos um ciclo vicioso de dependência.Pense bemSe você pode, seus amigos (ou as pessoas que te ligam) também podem!

Se você fizer por eles, esta tirando a oportunidade de eles mesmos fazerem o bem. Atos não-justos que aprecem à nossa frente são para nos ensinar, para nos levar a tomar uma atitude justa. E atitude justa não é chamar alguém para tirar o problema da sua frente, mas sim resolvê-lo.Se você resolver os problemas se seus "amigos", você vai ter tantos “lembrei de você” que sua vida se tornará um caos. E um dia, não poderá ajudar todos os “amigos” que te procuram. E os animais continuarão sofrendo.Antes de amar os animais, você tem que amar a si mesmo(a).

Compaixão, sabedoria, sofrimento e indignação. A compaixão sem sabedoria pode nos tornar apenas ativistas cheios de boa vontade, mas também sem discernimento e profundidade. Isso pode ser uma fonte inesgotável de sofrimento. A nossa atitude de fazer o bem no lugar de outros nos leva a um grande sofrimento tamanha é a quantidade de problemas que chegam até nós.Sofrimento existe. Ele não depende de nós. O que depende de nós é a atitude de não cultivarmos este sentimento e esta dor de tal maneira que nos impeça de tomar atitudes coerentes. Há bastante sofrimento no mudo. É inútil acrescenta-lhe o nosso. Constatá-lo sem a possibilidade de transformá-lo não muda nada. O mesmo acontece com a indignação. Não adianta a indigna-se sem uma atitude para a mudança. Isso não passa de um movimento emocional estéril.

O amor, a compaixão, o sofrimento e a indignação são sentimentos que podem transformar o mundo para melhor se usados com sabedoria.Vamos apresentar a situação de outra maneira. Em vez de escolher a vitimização e o desespero, vamos escolher a inteligência e a esperança. Você não é culpado pelo sofrimento do mundo. Cada vez que um amigo ligar para você pedindo ajuda, aproveite a oportunidade de dizer para ele como fazer o bem. Isso faz bem!

Também fale a ele o quanto você é feliz podendo dormir tranqüilamente por saber que faz a sua parte e como é importante que ele também o faça. Ensine-o a se sair bem sozinho e não faça o bem no lugar dele. Acredite, muitos vão agir e a satisfação por salvar uma vida é algo indescritível. É contagioso. E logo teremos um exército de pessoas agindo na causa animal.

Estimule a ação das pessoas boas. Corremos o risco de não agradar algumas pessoas, mas estas são do tipo que derramam uma lágrima e tranquilizam a consciência. São as que acham que o mundo não tem solução e não fazem nada para melhorar. Não fique focado nelas. Leve sua atenção para as pessoas do bem. Você vai ser sentir mais feliz e otimista e vai ter discernimento para saber quando a sua ajuda é necessária.Não se preocupe: 99% das pessoas são boas. O problema é que as pessoas boas estão ficando de braços cruzados. E esta na hora de serem estimuladas a agir.

Nada como um animal em sofrimento para mobilizar grandes grupos. A maioria fica só no passo da indignação e do sofrimento, mas sempre aparece alguém que toma uma atitude. Tomar uma atitude não é ligar para amigos, para os órgãos públicos, para as protetoras, para o presidente da República.Tomar uma atitude é fazer o que tem que ser feito, mesmo que tenha que gastar nosso tempo e dinheiro. Pense mais.

O importante na causa animal é não perder o hábito de pensar. É não perder a esperança e focar nas coisas boas que estão acontecendo. Não estamos mais sós. Muitos foram tocados e estamos em pleno processo do despertar do coração. A boa noticia é ninguém precisa esperar nem mais um instante para participar desta mudança, basta mudar a si mesmo e, depois, pensar em mudar o mundo.

Redinha de espuma



Sabe aquelas redinhas de espuma que vem protegendo o mamão? Guardo todas. Veja como é útil: estou aproveitando para proteger as taças de vinho para fazer minha mudança.

Cartões de visita ecológicos




Soluções interessantes essas desses cartões. O meu preferido é o que pode ser carimbado em qualquer papel. Adoro carimbo: uma solução versátil e econômica.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Água de Teresópolis






Quando eu morava em Teresópolis, só bebia e usava para cozinhar a água da Fonte Judith. Enchia várias garrafas de refrigerante e levava tudo numa sacola de feira, tudo muito prático. Buscar a água era um ótimo passeio no fim de semana.

Protetor de porta de espuma




Estava guardando algumas daquelas espumas que vem protegento aparelhos eletrônicos. Hoje cortei parte de uma delas e fiz um protetor de porta para o Ian não prender os dedinhos. E não é que funcionou direitinho? Simples: foi só medir e cortar. Ficou até discreto por ser branco, mas quando puder vou pensar em um revetimento mais bonitinho e delicado.

Dia do Controle da Poluição Industrial


O dia 14 de agosto é o Dia do Controle da Poluição Industrial. Cabe aos cidadãos brasileiros, aproveitarem a data para discutirem formas de controlar esse problema, uma vez que as conseqüências afetam a vida de toda a população e até mesmo das futuras gerações.
Desde a Revolução Industrial, a poluição oriunda das indústrias aumentou descontroladamente e atinge todos os meios, água doce, atmosfera, oceanos e solo. Dessa forma, os seres vivos tornam-se infectados pelas substâncias presentes em seu habitat. Corremos o risco de ingerir alimentos e água contaminados, além de respirarmos um ar poluído.
As principais formas de poluição são os pesticidas lançados na terra, os gases tóxicos eliminados no ar e os resíduos industriais que são descartados nas águas, entre esses os mais prejudiciais são os metais pesados. Alguns metais como o ferro, o selênio e o zinco são essenciais à manutenção da saúde, porém quando esses têm suas concentrações aumentadas no ambiente, tornam-se tóxicos.
A contaminação de seres vivos pode prejudicar toda a cadeia alimentar de qual uma espécie é integrante, pois os animais e vegetais podem concentrar as substâncias em um grau mais elevado que no ambiente havendo, então, desequilíbrio.

Fonte: Philips

Flores de lata de cerveja




Essas flores foram feitas pela artista plástica Valária L. Lopes com as latas comemorativas da cerveja Brahma. A garrafinha de vidro, que também é de cerveja, foi coberta com filtro de café. Um trabalho belo e delicado.