Páginas

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Campanha TICTACTICTAC


Durante a Festa CicliCCa estaremos colhendo assinaturas para a Campanha TICTACTICTAC.
Participe!

Durante o dia 12/12 e antes desta data, pessoas estarão juntas em várias cidades ao redor do mundo para reivindicar um acordo real – o mais importante evento global de recolhimento de assinatura pelo futuro do planeta.

Essa massiva ação enviará uma simples e clara mensagem aos líderes mundiais: é hora de assinar um tratado pelo clima que seja justo, ambicioso e de força de lei.

Saiba mais:
TICTACTICTAC
Vote pelo Planeta
350.org

Eco-Bazar de Natal


O Eco-Bazar de Natal da Festa CicliCCa vai contar com expositores que trabalham aproveitando materiais ecológicos e recicláveis ou voltados para a divulgação de um estilo de vida mais sustentável. Tudo feito com muito estilo e criatividade.

Entre eles estão os Retalhos Divertidos de Ilma, Bijus e Acessórios Loli Colpa, Valéria L. Lopes Eco-Arte e Decoração, Amanda Newlands Adornos* e a Futuro do Presente. [*a confirmar]

Também estarão à venda as Eco-bags Mimirabolantes e o livro O Menino do Boné Verde de Rozane Pais.

O Brechó do CicliCCa vai estar no Eco-Bazar com roupas novas, semi novas, exclusivas e a ponta de estoque XLO com peças a partir de R$7.

Teremos também o lançamento dos pôsteres infantis As Aventuras de Ian.

Venha conhece-los e se surpreender!
Copie este flyer e ajude a divulgar também
: Envie por e-mail para os seus amigos ou publique em seu blog. Toda a divulgação sobre o evento está sendo feita através da internet para evitar o desperdício de papel, tinta e transporte poupando assim o meio ambiente!

Era um catálogo, agora é uma árvore de Natal.



Ano passado fiz uma arvorezinha de Natal com um catálogo de editora antigo. Foi só dobrar as folhas e fazer alguns furos para prender os pingentes de cristal. A base é uma lata de leite com decoupage de um tema natalino.

Esse ano eu resolvi montá-la toda com laços de fita. Bem simples. Ainda não terminei de enfeita-la, mas assim que estiver pronta coloco a foto final aqui. Como disse a minha amiga Monique / mimirabolantes você pode mudar a decoração dela a cada ano.

Festa CicliCCa: Lounge


A Festa Ciclicca vai contar com um lounge com decoração de Natal e música. Um espaço voltado para que os visitantes possam se sentir à vontade para se conhecer e trocar idéias. Como não podia deixar de ser, todas as peças desenvolvidas pela artista plástica Valéria L. Lopes é de material reciclável. Queremos inspirar a todos sobre as possibilidades e responsabilidades com a preservação do meio ambiente. Venha ver e participar!
Toda a divulgação sobre o evento está sendo feita através da internet para evitar o desperdício de papel, tinta e transporte poupando assim o meio ambiente. Nosso objetivo é incentivar a preservação do meio ambiente. Ajude a divulgar e incentive você também!

Dê seu presente para o planeta!


Contribua para a realização da mobilização sustentável organizada pelo CicliCCa no próximo dia 5 de dezembro.

A Festa CicliCCa é uma mobilização sem fins lucrativos voltada para a preservação do meio ambiente e projetos sociais. Queremos conscientizar e inspirar as pessoas sobre a necessidade de uma vida mais sustentável.

Não precisamos de muito: os gastos a serem cobertos são relativos às despesas com aluguel do espaço e material de apoio para o dia do evento. Não queremos cobrar taxas dos participantes, nem entrada para os visitantes: a idéia é incentivar quem produz de maneira sustentável e permitir fácil acesso ao público.

Você pode contribuir doando R$10. Ao fazer a doação, seu nome (com link direto para o seu blog) será anexado logo abaixo do “cartão de/para” na barra lateral do CicliCCa. Envie seu nome, e-mail de contato e endereço eletrônico do seu blog ou site para ciclicca@yahoo.com.br e aguarde um e-mail nosso de confirmação com número da conta bancária onde será feito o depósito.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Mais árvores de Natal



Pet, papelão e lata. Material é o que não falta se você quer preservar o planeta consumindo menos e reduzindo seu "lixo". E tem modelos para todos os gostos. Salvar o planeta é necessário e possivel, mas depende da nossa boa vontade.

Rádio CicliCCa: Vanessa da Mata, Absurdo



Havia tanto pra lhe contar
A natureza
Mudava a forma o estado e o lugar
Era absurdo
Havia tanto pra lhe mostrar
Era tão belo
Mas olhe agora o estrago em que está
Tapetes fartos de folhas e flores
O chão do mundo se varre aqui
Essa idéia do natural ser sujo
Do inorgânico não se faz
Destruição é reflexo do humano
Se a ambição desumana o Ser
Essa imagem infértil do deserto
Nunca pensei que chegasse aqui
Auto-destrutivos,
Falsas vitimas nocivas?
Havia tanto pra aproveitar
Sem poderio
Tantas histórias, tantos sabores
Capins dourados
Havia tanto pra respirar
Era tão fino
Naqueles rios a gente banhava
Desmatam tudo e reclamam do tempo
Que ironia conflitante ser
Desequilíbrio que alimenta as pragas
Alterado grão, alterado pão
Sujamos rios, dependemos das águas
Tanto faz os meios violentos
Luxúria é ética do perverso vivo
Morto por dinheiro
Cores, tantas cores
Tais belezas
Foram-se
Versos e estrelas
Tantas fadas que eu não vi
Falsos bens, progresso?
Com a mãe, ingratidão
Deram o galinheiro
Pra raposa vigiar

Árvores de Natal de pinha





Essas árvores foram feitas com pinhas.
Fiz uma também (na primeira foto), mas ela ficou na casa de Teresópolis; era muito grande para trazer. Passei meses catando as pinhas que caiam das árvores perto da casa e deu um trabalhão para montar. Mas valeu a pena: meu marido me ajudou e com uma haste de bambu, fios de nylon, um balde de maionese grande e um pouco de cimento colocamos ela em pé.

A natureza nos fornece de tudo sem que haja a menor necessidade de destruí-la!

Biochip, Suco de Luz do Sol e a Estrela Azul


Durante a graduação na PUC-Rio tive a oportunidade de conhecer grandes mestres. Entre essas pessoas que brilham está a Ana Branco, que orienta projetos de design social e é responsável pelo desenvolvimento de pesquisas sobre saúde e alimentação. Ela vai trazer para a Festa CicliCCa a Estrela Azul, um laboratório itinerante onde transmite gratuitamente conhecimentos sobre a germinação de sementes e a produção do Suco de Luz do Sol, fonte de cura porque contem informações vitais para o nosso organismo.

A Ana defende a alimentação Viva com vegetais e sem cozimento. Essa é a única maneira de preservar as informações vitais contidas nos alimentos. O alimento levado ao fogo sofre um processo de acidificação que vicia o organismo e destrói seu potencial nutritivo. Já a semente germinada é como um chip de computador repleta de informações naturais, uma cápsula de vida e cura natural mais eficiente que qualquer remédio ao alcance de todos.
A Estrela Azul vai estar na Festa CicliCCa das 14 às 16h. Não perca!

Copie este flyer e ajude a divulgar também: Envie por e-mail para os seus amigos ou publique em seu blog. Toda a divulgação sobre o evento está sendo feita através da internet para evitar o desperdício de papel, tinta e transporte poupando assim o meio ambiente!

350 postagens... 350ppm



Hoje chegamos ao total de 350 postagens no CicliCCa.

Um número significativo não só para o CicliCCa, mas para toda a humanidade.

Segundo a organização 350.org, “350 partes por milhão é aquilo que muitos cientistas, especialistas em clima e governos progressistas consideram agora ser o limite superior de segurança para a quantidade de CO2 na nossa atmosfera. O acelerado aquecimento do Ártico e outros impactos climáticos precoces levaram os cientistas a concluir que estamos já acima da zona de segurança com as atuais 387 ppm, e que a menos que consigamos regressar rapidamente às 350 ppm neste século, arriscamo-nos a atingir impactos irreversíveis, como é o caso do derretimento da placa gelada da Groenlândia e à libertação em massa de metano derivada desse derretimento.”

Visite o site 350 e TICTACTICTAC e saiba mais.
Participe também do próximo Dia de Ação Global.

Impacto Alarmante


Terra suporta cada vez menos o impacto ecológico do homem, diz estudo.
Produção de CO2 é 44% maior do que a natureza pode absorver. Em 10 anos, o impacto do homem sobre o meio ambiente aumentou 22%.

E você, já calculou a sua Pegada Ecológica?
Adotar estilos de vida mais equilibrados e amigáveis com o meio ambiente é fundamental para o planeta. Há muitas coisas que você pode fazer no seu dia-a-dia, basta ter disposição e prestar atenção no caminho. O planeta e a vida agradecem! Fonte WWF.

Sobre a marca do COP15



Para quem não sabe, sou designer e trabalho principalmente com identidade visual e marcas. Assim creio que não podia deixar de falar aqui da marca do COP15. Gostei muito do símbolo. Facilmente é possível notar a intenção de afirmar a ligação que há entre todos nós, uma rede invisível que conecta todos os seres. Simples e bela.

Esse fim de semana mesmo estava relendo Fourier, o Socialismo do Poder de Leandro Konder. Nesse livro, Konder fala sobre como o sociólogo Charles Fourier entendia a ligação entre os seres e o cosmos, condenando a nossa civilização por estar em desequilíbrio com os desígnios de Deus e ir contra a lei da atração universal. Não restam dúvidas de que nesse ponto Fourier estava absolutamente certo.

A destruição, o desrespeito, a ganância, o egoísmo nos fez chegar ao ponto de colocarmos em risco a sobrevivência das espécies na Terra incluindo a raça humana. Ainda hoje, muitos de nós não são capazes de perceber essa conecção invisível, essa teia que nos une uns aos outros, ao meio ambiente, ao universo.
Enfim, essa marca representa bem a situação: as decisões tomadas em Copenhagen afetarão a todos nós.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Nós não estamos sós...



Também estão com a gente divulgando a mobilização do próximo dia 5:
Arquivo Mimirabolantes, Blog do Jogo Limpo , Vida Verde, Consciencia com Ciência, Mob Brasil News...

Meu muito obrigada pelo apoio à Monique Futscher do Mimirabolantes e Arquivo Mimirabolantes, Thaís Saito do Vida Verde, Felipe Saldanha do Blog do Jogo Limpo, Daniela Lima do Consciencia com Ciência, Caio Komatsu do Mob Brasil News e tantos outros amigos que também estão atentos...

Feliz Natal do WWF


Cada dia o desmatamento está mais perto de você. Conserve o seu planeta. Ainda dá tempo. WWF

Cartão de Natal de 2008


Somos a família urso: papai urso, mamãe urso e bebê urso. E esse foi o nosso cartão de Natal do ano passado. Enviei por e-mail para os amigos evitando gasto de papel, tinta e transporte.
Fiz apenas uns poucos cartões com papel especial que já tinha em casa e carimbo com tema natalino que eu mesma fiz com borracha para entregar em mãos para pessoas mais íntimas. Você pode fazer os seus carimbos usando e.v.a.
O urso polar, paixão aqui em casa, é também o mascote do CicliCCa e corre risco de extinção por conta do aquecimento global.

Dia de Ação Global TICTACTICTAC



O mundo quer um acordo real – Dia de Ação Global

Assim como as negociações sobre o clima começaram a esquentar, a sociedade precisa se levantar e dizer aos nossos líderes que o mundo quer um acordo real.
Durante o dia 12/12 e antes desta data, pessoas estarão juntas em várias cidades ao redor do mundo para reivindicar um acordo real – o mais importante evento global de recolhimento de assinatura pelo futuro do planeta. Essa massiva ação enviará uma simples e clara mensagem aos líderes mundiais: é hora de assinar um tratado pelo clima que seja justo, ambicioso e de força de lei.

O momento da ação está programado para ocorrer exatamente no ponto médio das negociações sobre o clima em Copenhague, no dia 12/12. Neste momento crucial, em meio ao auge dos anos de preparação, organização e negociação ao redor do mundo, a sociedade enviará uma mensagem clara para os líderes mundiais e negociadores em Copenhague, demonstrando que a sociedade está pronta para este momento único na história do planeta.

Gostaria de participar?

Você já pode começar a preparar o seu evento agora. Não há limites, explore a sua criatividade:
- Comece a dizer aos seus amigos que o dia 12 de dezembro é uma data para que as pessoas ao redor do mundo enviem aos líderes uma mensagem demonstrando o desejo por tratado pelo clima que seja justo, ambicioso e de força de lei.
- Pense um local onde você poderia utilizar um muro para que todos possam assiná-lo, mostrando aos líderes locais/nacionais o desejo por um acordo justo.
- Seja criativo – identifique o melhor local e as melhores idéias para o dia 12/12.
- Envie um email para http://br.mc1111.mail.yahoo.com/mc/compose?to=contato@tictactictac.org.br e nos conte as suas idéias. Em breve entraremos em contato com mais detalhes.

Árvores Natalinas de materiais diversos




Essas árvores aproveitam outros materiais inusitados. Garrafas de vidro, latas de leite, cds usados, carretéis e até mesmo uma escada. Basta usar a sua criatividade e materiais que você já dispõe em casa para dispensar o consumo de itens novos e reduzir gastos c energia, produção de lixo, etc.

Árvores Natalinas de papel e papelão











Você tem algum livro ou caderninho que não sevem mais? Tem uma caixa de papelão vazia? Um catálogo antigo? Uma pilha de jornal? Então mãos a obra: faça uma arvorezinha de Natal para colocar sobre a mesa.
[Mande a sua foto para publicarmos aqui no blog]

Mais Natal: Guirlandas diversas





Decoração de Natal sem guirlanda na porta não dá. Você pode fazer a sua de sacos plásticos, usando aquelas bandejinhas de isopor ou outros materiais. Invente a sua aproveitando o que já tem em casa.

Dica p Natal: Cuidado c embrulhos p presentes!



Acho legal a idéia de enfeitar os embrulhos de presente reaproveitando material. Mas nesse caso, usar sacos plásticos recortados para uma embalagem pode ser uma roubada. Que vai acontecer com ele depois de aberto o presente? Prefira aproveitar a dica de enfeite para fazer algo que vai ser usado mais vezes.

Flash Mob do Greenpeace








Essa foi a mobilização relâmpago (flash mob) que o Greenpeace fez em algumas capitais do país para protestar contra os acordos nucleares que o Brasil está fechando com a França (os detalhes dessa negociação estão no site do Greenpeace). Manifestantes do Rio, São Paulo e Salvador se reuniram nas saídas do metrô e se deitaram na calçada. Ativistas do Greenpeace vestidos com macacão amarelo fizeram contornos dos seus corpos com giz.