Páginas

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Promoção do Dia das Crianças

Você vive pensando que mundo vai deixar para seu filho?
Ou que filho vai deixar para o planeta?

Participe da promoção do Ciclicca “Que filho você vai deixar para o planeta?” e concorra a um kit infantil especial com um poster ecológico de “As Aventuras de Ian”, os livros “O Menino do Boné Verde” e “A Fábrica de Chocolate” de Rozane Pais e uma camiseta Futuro do Presente feita com tecido de garrafas pet.

Para participar deixe um comentário aqui nessa postagem respondendo a frase “Que filho você vai deixar para o planeta?”. Não esqueça de fornecer um e-mail de contato. O resultado será publicado no Cliclicca em 18 outubro de 2010. O vencedor receberá um e-mail solicitando endereço para envio do prêmio.

O vencedor será escolhido por um júri formado por Cristiane Iannacconi (designer criadora de As Aventuras de Ian e autora do blog Ciclicca), Valéria L. Lopes (pedagoga e artista plástica), Monique Futscher (professora especializada em educação infantil e autora do blog Mimirabolantes), Rozane Pais (pedagoga e autora de livros infantis) e Ana Cláudia Bessa (autora do blog Futuro do Presente).

Prazo final para participação: 12 outubro 2010.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Candidatura suja

Enquanto os candidatos emporcalham as nossas cidades, esteja atento. Tamanha poluição visual, sonora e material gerada por eles nas eleições, isso sem falar nos motoqueiros que passam o dia circulando com bandeiras dos candidatos, não pode esconder quem eles realmente são: porcos!
Infelizmente é mais fácil saber em quem não votar do que escolher alguém sério e que esteja realmente a fim de trabalhar sem roubar. Aliás, temos que acabar de vez com essa premissa de que político bom é aquele que “rouba, mas faz”: nada é mais absurdo! Tem que fazer e, se roubar, tem que devolver o que roubou e ir para a cadeia. Até porque são muito bem remunerados.
Veja aqui a lista de candidatos em quem não devemos votar:

Descarte de pilhas e baterias

Estou há um tempão tentando descartar essa sacola cheia de pilhas e baterias. O único local de coleta mais próximo de casa do qual fui informada fica no Barrashopping, mas como não fui mais lá... também não faz sentido tirar o carro da garagem apenas para levar as pilhas. Também me disseram que o Banco Real coleta as pilhas. Se eu conseguir deixar lá, conto o final da novela para vocês.
Outros lugares onde costuma haver lixeiras para coleta das pilhas e baterias não há mais: a do mercado Extra, onde deixo pet e tetra pak, não tem mais a lixeira de pilhas.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Pelo Dia da Árvore

Dia 21, terça, foi dia da árvore. Achei essa imagem linda e inspiradora... A gente precisa ter mais respeito e cuidado com as árvores. Afinal de contas, nós dependemos mais delas do que elas de nós.

Giz de cera

Meu filho cismou de brincar de foguete espacial. Queria fazer um de papelão para ele, mas não tenho onde colocar, já basta o castelo! Então, levei ele para o quintal e desenhamos um foguete, planetas e estrelas com giz de cera no chão e pulávamos sobre eles como se estivéssemos no espaço. Foi muito legal, pena que não fotografei. Daí passando pelo blog do Rosenbaum outro dia vi isso:



No domingo 4 de outubro, o fotógrafo e artista plástico Felipe Morozini reuniu 21 amigos para realizar uma intervenção urbana, chamada O Jardim Suspenso da Babilônia, no Minhocão – elevado Presidente Costa e Silva, centro de São Paulo. Como aos domingos o elevado está fechado para carros, eles chegaram lá às 6 da manhã e  pintaram o asfalto com milhares de flores gigantes. Pode-se dizer que foi para melhorar a autoestima de quem mora na região, ou que é um questionamento do uso do espaço público, ou simplesmente uma vontade de deixar um lugar mais bonito. E eles conseguiram.

Comlurb promove Galpão com Porta Aberta

Divulgando:

Nesta sexta-feira, dia 24, a partir das nove horas, acontece no Galpão das Artes Urbanas Helio G. Pellegrino, da Comlurb, o evento “Galpão com Porta Aberta”.
Quarenta alunos da Escola Municipal Paula Brito, da Rocinha vão assistir a peça “No Reino da Limpezolândia”, com o grupo de teatro amador Porta Aberta, da Comlurb. As crianças aproveitam a oportunidade para visitar, no local, a exposição "Cotidiano Imaginário”, de bonecos articulados confeccionados em madeira, espuma e isopor, recolhidos no lixo e criados pela Cia.Articulação Teatro de Animação.
Esta é a segunda apresentação do evento Galpão com Porta Aberta, ação educativa que acontece na última sexta-feira de cada mês, com a participação de escolas municipais. Com criatividade, descobre-se no Galpão das Artes da Comlurb a importância de cuidar melhor do lixo e manter a cidade mais limpa.
O Galpão das Artes Urbanas Helio G. Pellegrino fica embaixo do Viaduto Lagoa-Barra, na Avenida Padre Leonel Franca, s/nº, na Gávea, em frente ao Planetário da Cidade.
Novo Telefone do Galpão 3874-5148

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

É primavera...




... e que venham as flores!

Essas ai são da minha antiga casa em Teresópolis.
Estive lá no início do mês para curtir de montão a natureza.

As criaturas de Nick Georgiou








O artista plástico Nick Georgiou usa jornal velho para criar suas obras de arte. Expostas nas ruas da cidade de Nova York e outros lugares mundo afora, essas criaturas devem causar espanto e sensibilizar de alguma forma as pessoas que passam.

Evento Dia Mundial de Limpeza - Clean Up The World 2010 / Biodiversity!



No dia 25 de setembro, sábado, será realizado em alguns Pontos do Rio de Janeiro um grande mutirão de Limpeza.
Devido ao adiamento causado pelas chuvas e ventania em algumas Localidades no Rio de Janeiro no último sábado – 18/09, a Limpeza nas praias acontecerá neste sábado a partir das 10:00. Portanto conclamamos a todos a convocação geral de voluntários que possam participar deste grande mutirão nas seguintes localidades:

Os Pontos de Encontro são:
Todos com Início às 10 horas e Término às 13 horas, simultaneamente.

- Rio de Janeiro / RJ -

Praia de Copacabana:

A) Leme - Próximo à Pedra do Leme, onde os voluntários caminharão em direção ao JW Marriott Hotel RJ, na Rua Santa Clara (Grupos da Ipiranga e Nova Rio);
B) Colônia dos Pescadores / Posto 06 - A coleta será também em direção à Rua Santa Clara (Grupo Greenpeace e Grupo da Secretaria de Meio Ambiente - Prefeitura RJ, Alunos e Professores da Academia Maxi Forma);
C) Rua Rodolfo Dantas - Grupo do Metrô Rio, em direção à rua Santa Clara;
D) Rua Xavier da Silveira – em frente ao Hotel Othon, caminhando até a rua Santa Clara (Grupo Othon).

Praia de Ipanema:

A) Pedra do Arpoador - Posto 07, onde os voluntários caminharão rumo à rua Garcia D´Avila (Grupos Greenpeace, Instituto Sea Sheperd, Supervídeo);
B) Em frente ao Hotel Fasano, caminhando até a rua Garcia D´Avila.

Praia do Leblon:
A) Na Ponta da Praia do Leblon (Cedae), até o Jardim De Alah (Grupo Hotel Marina).

Praia da Barra da Tijuca:
A) Em frente ao Hotel Sheraton Barra – Grupo Hotel Sheraton Barra e AL Consultoria;
B) Os funcionários da FETRANSPOR se encontrarão em frente ao condomínio Alpha Barra (Av. Ayrton Senna com Av. Sernambetiba);
C) Em frente ao Condomínio Novo Mundo, com o pessoal da Reviverde.

Praia do Recreio:
Encontro no Posto 12, na Praça Tim Maia, com o Grupo do Colégio Palas-Recreio; UCB (Universidade Castelo Branco); UFRJ Surf; FESERJ (Federação de Surfe do Rio de Janeiro) e a AMOR (Associação de Moradores do Recreio).

Praia de Icaraí / Niterói - RJ:
Encontro com funcionários da Fetranspor, na Portaria do Clube Central / Praia de Icaraí nº 335.

Praia de Itacoatiara / Niterói - RJ:
Encontro na Praia de Itacoatiara, com surfistas e ambientalistas locais.

- Americana / SP –
Concentração Geral na Praia dos Namorados, com o Barco Escola e funcionários da Goodyear.

Após a coleta, o material recolhido será destinado à cooperativas e instituições de reciclagem; e ainda, será produzido e enviado um Relatório Final para a ONU, com dados do Evento.
Vale ressaltar que o trabalho é feito em duplas; onde uma pessoa realiza a Coleta, e a outra anota os materiais recolhidos.

A meta do Clean Up 2010 Brasil é coletar o maior número de materiais plásticos, recicláveis; aumentar o número de voluntários, e conscientizar a população para uma melhor gestão dos resíduos, geração de renda e menor impacto ambiental.

A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio de Janeiro, o Sebrae e o Banco do Brasil fazem parte da melhoria da Orla Carioca, incentivando os barraqueiros na coleta seletiva de lixo e reciclagem dos resíduos sólidos e orgânicos.

É assim que continuaremos crescendo e melhorando o Nosso Planeta! Participe!
Faça a Diferença em prol de um Mundo mais Limpo e Consciente!

Projeto Limpeza Na Praia / Instituto Ecológico Aqualung - IEA
E-Mail: limpezanapraia@institutoaqualung.com.br

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Participe: 22 de Setembro: Dia Mundial Sem Carro



Um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes. Trata-se de um manifesto/reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis - entre os quais se destaca a bicicleta.
Fonte: http://mountainbikebh.com.br/22setembro/

Participe: Clean Up The World: 18 de setembro





SÁBADO,18 de setembro, oitava edição do grande evento: Clean Up The World em praias, lagos, rios, riachos, lagoas do mundo inteiro. Desta vez, o Instituto Aqualung conseguiu uma grande adesão. No Rio de Janeiro, todas as praias estarão com seus voluntários munidos de sacolas biodegradáveis, luvas, disposição e amor ao Meio Ambiente, na tentativa de conscientizar mais as pessoas nos cuidados com a Natureza. Mostrar novamente que lugar de LIXO é no LIXO.
http://www.institutoaqualung.com.br/limpeza.html

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

16 de Setembro: Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio



Em volta da Terra há uma frágil camada de um gás chamado ozônio (O3), que protege animais, plantas e seres humanos dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol. Na superfície terrestre, o ozônio contribui para agravar a poluição do ar das cidades e a chuva ácida. Mas, nas alturas da estratosfera (entre 25 e 30 km acima da superfície), é um filtro a favor da vida. Sem ele, os raios ultravioleta poderiam aniquilar todas as formas de vida no planeta.

Há evidências científicas de que substâncias fabricadas pelo homem estão destruindo a camada de ozônio. Em 1977, cientistas britânicos detectaram pela primeira vez a existência de um buraco na camada de ozônio sobre a Antártida. Desde então, têm se acumulado registros de que a camada está se tornando mais fina em várias partes do mundo, especialmente nas regiões próximas do Pólo Sul e, recentemente, do Pólo Norte.

Diversas substâncias químicas acabam destruindo o ozônio quando reagem com ele. Tais substâncias contribuem também para o aquecimento do planeta, conhecido como efeito estufa. A lista negra dos produtos danosos à camada de ozônio inclui os óxidos nítricos e nitrosos expelidos pelos exaustores dos veículos e o CO2 produzido pela queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo. Mas, em termos de efeitos destrutivos sobre a camada de ozônio, nada se compara ao grupo de gases chamado clorofluorcarbonos, os CFCs.

Apesar de a camada de ozônio absorver a maior parte da radiação ultravioleta, uma pequena porção atinge a superfície da Terra. É essa radiação que acaba provocando o câncer de pele, que mata milhares de pessoas por ano em todo o mundo. A radiação ultravioleta afeta também o sistema imunológico, minando a resistência humana a doenças como herpes.

Os seres humanos não são os únicos atingidos pelos raios ultravioleta. Todos as formas de vida, inclusive plantas, podem ser debilitadas. Acredita-se que níveis mais altos da radiação podem diminuir a produção agrícola, o que reduziria a oferta de alimentos. A vida marinha também está seriamente ameaçada, especialmente o plâncton (plantas e animais microscópicos) que vive na superfície do mar. Esses organismos minúsculos estão na base da cadeia alimentar marinha e absorvem mais da metade das emissões de dióxido de carbono (CO2) do planeta.

Fonte: WWF

Convidada Ciclicca: Monique Mimirabolantes.



Esse recado é da Monique Mimirabolantes. O Ciclicca apóia!

A amamentação é uma das formas mais sublime e importante de ligação entre mãe e filho. Entre o mundo interior e o mundo exterior. Durante os nove meses de gestação, isso já está provado, a criança percebe os sons exteriores do corpo materno. Porém, o som mais importante e que acompanha todas as etapas é sem dúvida nenhuma o "bater do coração materno". De maneira intuitiva, ao nascer procuramos o seio materno, porém, todos acham que é somente fome o que o bebê sente. Ao contrário, ele vem ainda um pouco alimentado, vem sim em busca de conhecimento e reconhece pelo som materno a sua verdadeira criadora. Ali ele sente realmente a presença da sua geradora de vida. Por isso, atualmente cada vez mais o ato de amamentar é tão incentivado. Na maioria das maternidades, se o parto normal ou cesárea correu de forma satisfatória e tranquila, o bebê logo é levado ao seio materno. E as mães que tem muito leite e disponibilidade, alimentam seus filhos de forma natural por muito tempo. O leite humano em si é rico em proteínas e o organismo dos bebês tem maior facilidade em aceitar estes nutrientes naturais. A falta de leite materno ou a sua pouca quantidade, leva muitas mães aos Bancos de Leite Humano. Por vezes, bebês prematuros, que sofreram até um parto traumático são alimentados artificialmente do leite de outras mães. Ou, da sua própria mãe. Quando são bebês de baixo peso, ou que estão em incubadoras. Faz-se a retirada do leite da própria mãe e depois, são alimentados por conta-gotas. Bebês filhos de mães portadoras de HIV, também precisam do Banco de Leite Humano.

O Banco de Leite Humano do Instituto Fernandes Figueira é referência neste processo de armazenamento de leite humano. Por isso as campanhas estão sempre sendo feitas, na intenção de divulgar um trabalho sério. Também a importância de doarmos os vidros com tampas de plástico.

Se você usa este tipo de material na sua casa e mora perto de um Banco de Leite Humano, na próxima caminhada, deixe seu vidro lá. Ele terá uma utilização melhor e mais eficiente do que ir para o lixo. Divulgue esta idéia.

Eu dôo os vidros desde 2001. Amamentei meus filhos por dois anos.
Fico muito feliz em ajudar e divulgar uma grande idéia: Salvar vidas !!! Doar !!!

Monique
www.mimirabolantes.blogspot.com

Totem de chinelos





Outro dia vi essa escultura (o totem de chinelos) que me chamou a atenção, mas demorei a entender que era feita de chinelos usados. Foram feitos pelo artista ambiental John Dalsen.
Um exemplo de produto industrial que a gente consome absurdamente: uma verdadeira profusão de chinelos coloridos, desenhados, que são usados até mesmo como brindes de festas... Deve ser mesmo fácil de juntar para criar uma arte dessas.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Vidro, flores e... amor!





Vidros são muito bons para colocar flores em casa. Mas se você tem potes de vidro com tampa plástica ajude recém-nascidos doando os potes para a Fiocruz... doar é sempre um ato de amor ao próximo.

Doe vidros e ajude um recém-nascido a receber leite humano!

O Banco de Leite Humano (BLH) do Instituto Fernandes Figueira (IFF) da Fiocruz está precisando de vidros vazios com tampa plástica - para acondicionar leite humano. Os frascos mais utilizados são os de "maionese" e de Café Solúvel - estes vidros são resistentes ao processo de esterilização. Além disso, a abertura dos recipientes facilita a ordenha do leite humano.
Quem você vai beneficiar com estes vidros?

O BLH di IFF, atualmente, recebe leite humano de mais de 300 doadoras no Rio de Janeiro. O leite fornecido por estas mulheres atende quase 60 crianças por dia - a maioria, internadas em UTI's Neonatal das maternidades públicas da cidade.
Estes recipientes, depois de passarem por um rigoroso processo de esterilização, são utilizados para transporte, processamento e estoque do produto.

Postos de Coleta
FIOCRUZ - DIRAC
Banco de Leite Humano do Instituto Fernandes Figueira
Avenida Rui Barbosa, 716 - Flamengo/RJ - tel. 0800268877
O BLH pode buscar os vidros em seu endereço, caso você tenha uma grande quantidade.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Pic Nic no Bosque da Barra







Esse fim de semana foi o aniversário de uma amiguinha do meu filho. A comemoração foi um belíssimo pic nic no Bosque da Barra. Adorei! Nem preciso disser que o pequeno se esbaldou horrores... passamos praticamente o dia todo lá. Além do visual maravilho, as árvores, o lago, gramado, pássaros e sagüis, a criançada curtiu andar de bicicleta, jogar bola, soltar pipa, bolinha de sabão...
Levei minha cestinha com água, suco, sanduichinhos e uma esteira de palha para sentar. Quando chegamos, nossa amiga já estava lá com uma mega toalha cheia de guloseimas das mais diversas. Foi demais!

Há algum tempo venho pensando na festa Ciclicca deste ano e já estava muito a fim de fazer um pic nic para todos os amigos e visitantes do Ciclicca. Agora estou com mais vontade ainda. Quem sabe não combinamos um em breve?

Urban Trash Art






Já faz um tempo que acompanho o trabalho do Urban Trash Art. Soube que agora eles estão aproveitando os mesmos conceitos das esculturas para criar objetos de uso doméstico, como essa linda luminária e a fruteira.

“O projeto UTA começou em janeiro de 2009 e é resultado da parceria entre os artistas paulistanos Pado e Rodrigo Machado, que se apropriam do lixo urbano para fazer arte.
A ideia é reaproveitar objetos e todo tipo de material que já teve utilidade e foi descartado pelo homem para conceber esculturas nas mais variadas formas e dimensões.
A intervenção artística do projeto UTA é previamente concebida, mas o formato final é inspirado pelo tipo de material coletado e resultado da sinergia entre os artistas no momento da montagem.
Ao criar as esculturas em espaços públicos, os artistas coletam e transformam o lixo encontrado em caçambas e calçadas, devolvendo para a cidade obras de arte que interferem na paisagem urbana e propõem um olhar crítico para a questão do consumo exagerado e do desperdício.
A proposta é transformar o lixo em arte, como meio e fim, uma forma poética de enxergar o lixo e através da expressão artística atribuir outro significado para algo que aparentemente está morto, e com o qual ninguém se importa mais.”

Confira mais no blog deles:
http://urbantrashart.blogspot.com/