Páginas
▼
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Pra Vocês de Hamilton Catette
O músico Hamilton Catette é incrivel!
O Ian adora as músicas dele.
Conheça o trabalho do Hamilton no site:
www.hamiltoncatette.com
Fantasia de carnaval - Artoo-Detoo
Esse ano meu filho pediu para se fantasiar de R2D2 ou Artoo, o droide do filme Star Wars. Assim como no ano passado, fiz a fantasia com material reciclável. Para fazer a base usei uma folha de calendário de 2009. Nos detalhes usei teclas de um antigo computador e retalhos de papel colorido. Fico devendo as fotos do pequeno droide caindo na folia, rs.
No blog Mulher e Mãe você pode encontrar dicas para fazer sua fantasia também.
http://redemulheremae.blogspot.com/2011/02/e-carnaval-vamos-fazer-fantasias.html
Lixo Extraordinário no Oscar
Fiquei passada do documentário Lixo Extraordinário não ter ganho o Oscar. Uma pena!
Ainda não tive a chance de assistir, mas acho que esse prêmio podia trazer mais atenção para o problema do lixo, uma causa de interesse mundial.
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
A infância do meu filho não está a venda.
Essa postagem é da Tais Vinha, autora do maravilhoso Ombudsmãe. Ela faz parte do grupo Cria, um grupo de mães conscientes e ativistas no melhor sentido possível. Copiei essa postagem dela, mas é bom você passar lá e conhecer: http://ombudsmae.blogspot.com
Espero que aproveitem e possam participar. Segue o texto da Tais.
Espero que aproveitem e possam participar. Segue o texto da Tais.
O mercado de cosméticos é bilionário. E de onde vem estes bilhões há muito mais. Isso não é suficiente para acalmar a fome de lucros das empresas. Eles querem mais, muito mais. Às custas de quem? De nossos filhos.
Nessa semana, dois fatos me deixaram bastante preocupada com o rumo que as coisas estão tomando. Primeiro a notícia que o Walmart está para lançar a linha Geogirl, com produtos de beleza de verdade, de uso diário, para crianças de 8 a 12 anos. Depois, a propaganda ridícula da linha Avon Barbie na Nickelodeon.
Na internet você vai encontrar muitos textos sobre a linha Geogirl. Deslumbretes achando tuuuuuudo. E gente questionando se nossas tão violadas crianças precisam de mais essa. Por mim, já tá decidido: o Walmart não me pega mais. Tenho consciência de minha pequenez diante deste gigante, mas essa formiguinha tem muito orgulho de não dar mais um centavo pra essa rede de varejo que quer lucrar às custas da autoestima e da adultização de menininhas.
Outros gigantes que me irritaram muito foram Avon, Mattel e o canal Nickelodeon. O tema é o mesmo: a infância não sendo tratada com o devido respeito.
Durante um programa da Nickelodeon, o Nicknews, entra um merchandising (Relô Conar, no Brasil é proibido fazer merchandising para criança!), onde os personagens anunciam que foi descoberto "o segredo de beleza da Barbie". Como assim? Segredo de beleza de boneca de plástico? Piada de mau gosto! Daí entram os produtos Barbie Avon. Tudo errado. O formato merchandising é proibido e a mensagem é indecente e impossível. Propaganda enganosa no grau mais sério, sendo inocentemente veiculada por outro irresponsável, o canal Nickelodeon.
Aliás esse já tinha pisado nos meus calos quando, candidamente, anunciava o seriado Drake e Josh com o seguinte texto: "Drake já teve mais de 74 namoradas e tem uma banda de rock". O público alvo: crianças! Que, na santa inocência devem achar demais ter no currículo 74 namoradas aos 16, 17 anos. Aliás, acredito que os publicitários da rede devem ter o cérebro congelado nessa idade mental, porque vai ser irresponsável assim nos Estados Unidos, o país que mandou pra cá essa "piiiiiiiiiiii" de canal. E eles não estão nem aí. No site deles, o Mundonick, não há nem linque para contato. Se tiver, está escondido. E tem um selinho "Nickelodeon Family and Parents" que não dá linque pra lugar nenhum. Parece que tá lá pra constar.
Enfim, estão querendo arrancar dinheiro, às custas da infância dos nossos filhos. Se você também discorda, bote a boca no trombone. Duas mães indignadas incomodam muito mais.
============
Quer fazer barulho globalmente?
Quer mandar email?
Mundonick (Não consegui achar o canal para contato. Talvez você seja uma Xerloca Holmes mais obstinada do que eu!)
Quer partir pra briga?
Conar - Conselho de Autoregulação Publicitária (clique em "reclamações")
Intituto Alana (ONG que combate o consumismo infantil)
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
A História das Coisas
Sei que já falei do maravilhoso A História das Coisas, mas ainda não tinha conseguido postar o vídeo aqui. Se você ainda não viu, aproveite. Se já viu, indique para os amigos.
Body
Adoro essa arte meio performática sempre linkada com a questão ambiental. Achei esses corpos/cadeiras lindos!
Fonte: http://www.junk-culture.com
Descarte e a reciclagem de lâmpadas
Saiu no blog Casinha na Árvore uma belíssima postagem sobre o descarte e a reciclagem de lâmpadas. O assunto é bem sério e vale a pena ir lá p conferir.
Essas são as empresas que reciclam:
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
Coleção Salve o Planeta - Florestas
Estou lendo o livrinho Florestas da coleção Salve o Planeta, da WWF, afinal de contas, esse é o ano internacional das florestas. É bem resumidinho, mas muito legal para situar o leitor sobre o tema. O Ian também se interessou. Estou juntando informações para o aniversário dele esse ano. O tema? Floresta!
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
Minhocário e a compostagem
Essa semana a Mimirabolantes falou sobre sua compostagem caseira. É uma proposta super bacana para quem deseja dar um bom fim para o lixo orgânico de casa. Eu queria muito um minhocário desses que cabem em locais pequenos porque não tem muito espaço aqui em casa. Sei de uns modelos que podem ser usados até em pequenos apartamentos.
Aqui você vê como a Monique consegue reduzir o lixo e produzir o próprio adubo, o minhocário e também diminuir a quantidade de moscas no sítio. Dá um pulinho lá e aproveita a dica:
www.miguelpereira-mimirabolante.blogspot.com
Sabonete ralado
Achei legal pela proposta ecológica:
"Sabonete líquido, sabão em barra ou em pó estamos acostumados a ver e a usar, mas a ideia da designer suíça Nathalie Staempfli é trazer mais uma novidade para os nossos banheiros: o sabonete ‘ralado’, que ela chama de sabonete em flocos. Segundo pesquisas citadas por ela, os sabonetes em barra são mais concentrados e ecologicamente mais viáveis que os líquidos no momento de embalar e transportar de um lugar para outro. Mas o grande diferencial parece ser mesmo o fato de um produto tão trivial se transformar em um charme a mais na hora do banho diário, aliviando a sensação escorregadia do sabonete pelo corpo e quando desliza da mão direto para o chão. Será? Como o produto ainda é conceitual vamos esperar pra ver se a moda pega."
fonte: http://jaehcamisetas.com/jaehblog/index.php/page/2/
http://www.nathaliestaempfli.com/index.php?/graduation/soap-flakes/
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
Madame Poluidora
Ai o Ian lendo o livro Madame Poluidora, de Rozane Pais. Foi presente da Mimirabolantes Monique. Valeu, Mimi!
O livro conta a história de uma madame que não respeitava o meio ambiente até ela encontrar o Menino do Boné verde. Você encontra o livro lá no blog Mimirabolantes (clique no link acima).
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
Makedo
Esse site traz um montão de ideias de brinquedos e outras coisas feitas com material reciclável. É que eles criaram pequenas peças q facilitam a montagem de diversas formas. No blog deles vc vê as peças que as pessoas têm criado com o produto deles. Adorei!
Design por um futuro sustentável
Conheci o trabalho do Fred Gelli e da Tatil Design de Ideias quando fiz minha iniciação científica durante a graduação. Ele tem aparecido muito na mídia ultimamente por conta da ótima marca das Olimpíadas, mas o grande barato do trabalho dele é o vínculo com a sustentabilidade. As últimas imagens são resultado das aulas de Biônica que ele dá na PUC Rio.
Saiba mais a respeito:
Frederico Gelli, mais conhecido como Fred, começou a se interessar pela forma como a natureza embalava tudo que existia no planeta ainda no início da faculdade de Desenho Industrial. Desde então, o sócio-fundador da Tátil Design de Ideias mergulhou no estudo da biônica e biomimética, criou um núcleo de Ecoinovação na empresa e recebeu mais de 70 prêmios nacionais e internacionais pelas soluções de baixo impacto ambiental e alto impacto sensorial desenvolvidas pelo grupo.
Nessa conversa com o EcoDesenvolvimento.org, Fred fala sobre a busca por inspiração na natureza, como será preciso retornar às raízes naturais para encontrar as soluções para os problemas do futuro e como as empresas e marcas precisarão redefinir suas estratégias para conquistar os “desfrutadores” de seus serviços, que substituirão a demanda por produtos.
Leia na integra: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/posts/2011/fevereiro/design-por-um-futuro-sustentavel
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
Ação contra Usina Hidrelétrica Belo Monte - dia 13 Domingo
Recebi e estou divulgando:
Dia 13, domingo, às 17h, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Parque dos Patins, o ponto de encontro para nossa caminhada contra a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.
Pedimos que todos venham de branco e quem puder trazer algum cartaz com dizeres contra a Usina e a favor da Mãe Terra, do povo indígena e de todos os seres habitantes desse planeta, vai ser ótimo!
Por favor divulguem para seus grupos, tragam seus tambores, maracas e o coração batendo no ritmo da Terra!
Quem puder e tiver algum contato, divulgue tb para os órgãos de comunicação!
Minha história com a sustentabilidade
Outro dia, uma amiga me perguntou de onde surgiu esse meu interesse por sustentabilidade.
Não soube responder. Fiquei tentando datar, mas não é de hoje.
Essas fotos são de alguns projetos que fiz durante a graduação em desenho industrial na PUC-Rio. São do século passado, rs. Os da primeira foto são objetos conceituais e performáticos criados para a aula de linguagem visual. A professora era a maravilhosa artista plástica Cristina Salgado. Tudo feito com material reutilizado e refugo: papelão, lâmpadas, pedaços de vidro e esponja (formando um peixe no fundo do mar)... Na segunda foto, desenhei e montei uma versão de uma luminária com pet (garrafa de guaraná) inspirada no modelo da Bauhaus. Na terceira foto, estêncil recortado em radiografias antigas.
Acho que sempre tive uma relação de carinho com a materialidade das coisas que nos cercam, de forma equilibrada, sem muito apego, mas com muito respeito.
Quando encontrar mais referências, coloco aqui.