Páginas
▼
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
Mad Tea Party: Alice na casa do coelho branco
Fiz uma Alice gigante saindo da casa do coelho branco. Ela não tinha rosto para que pudéssemos tirar fotos. Foi um recurso bem divertido!
Usei uma casinha de bonecas da Fisher Price que meu pai me deu quando eu ainda era criança (bons tempos, heim?!). Ela está até surradinha de tanto brincar, mas é isso que vale a pena, né?
Do lado da casinha coloquei um coelhinho branco de pelúcia que ganhei de lembrança de batizado e um relógio de bolso (daqueles modelos antigos) que era do meu irmão e eu tinha guardado aqui. Lembra que o coelho branco vivia atrasado?
Recortei a Alice na contra capa de papelão de um bloco de desenho grande e usei sobras de renda, papel seda azul de uma embalagem de presente e fitas adesivas coloridas (que meu marido usa em shows) para decorar.
Para ver mais sobre essa festa clique aqui.
Continua...
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
Os Simpsons e Banksy
Gosto muito da série Os Simpsons por sua crítica ácida à nossa sociedade. Essa abertura foi feita com a colaboração do artista e ativista Banksy. Exploração de trabalho infantil e escravo, ambientes de trabalho insalubres, exploração cruel dos animais e recursos naturais... tudo para manter a nossa sociedade DE CONSUMO e mega empresas preocupadas apenas com lucro. Será que vamos acreditar e manter essa mecânica insustentável até ela entrar em colapso?
Banksy é o pseudônimo de um grafiteiro, pintor, ativista político e diretor de cinema inglês. Sua arte de rua satírica e subversiva combina humor negro e graffiti feito com uma distinta técnica de estêncil. Seus trabalhos de comentários sociais e políticos podem ser encontrados em ruas, muros e pontes de cidades por todo o mundo.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Banksy
Alguns grafites do Banksy:
http://www.banksy.co.uk/
Banksy é o pseudônimo de um grafiteiro, pintor, ativista político e diretor de cinema inglês. Sua arte de rua satírica e subversiva combina humor negro e graffiti feito com uma distinta técnica de estêncil. Seus trabalhos de comentários sociais e políticos podem ser encontrados em ruas, muros e pontes de cidades por todo o mundo.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Banksy
Alguns grafites do Banksy:
http://www.banksy.co.uk/
terça-feira, 18 de outubro de 2011
Manga Farming
E já que estamos falando de quadrinhos...
Olha que ideia bacana: Koshi Kawachi fez vasos com revistas mangá.
É uma boa ideia do que fazer com listas telefônicas antigas.
http://www.koshikawachi.com/gallery/01mn
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
Crepax na Rio Comicon e os vestidos de papel de Caterina
Entre os dias 20 e 23 de outubro de 2011, o Rio recebe um evento internacional super bacana: o Rio Comicon, Festival Internacional de Quadrinhos e Cultura Pop. Esse ano, entre muitas outras atrações, o evento contará com uma exposição especialíssima: As filhas do italiano Guido Crepax.
Sou fã do Guido há tempos e não é à toa que sua obra já esteve presente em alguns dos meus trabalhos científicos e de moda.
Formado em arquitetura, Guido criava histórias em quadrinho eróticas. Sua obra, além de belíssima, é revolucionária. Sua linguagem e narrativa sofisticadas influenciaram a moda, o cinema, a fotografia, a televisão, etc. Ele criou Valentina, personagem feminina marcante por sua “personalidade afinada com as mudanças pelas quais as mulheres encaravam naquele momento, com mais liberdade – sexual, profissional, entre outras”.
Caterina Crepax é filha do genial Guido e conviveu harmoniosamente com Valentina quase que como uma irmã. Ela também fez arquitetura e herdou do pai a paixão pelo papel. Sua obra tem outra dimensão, mas é tão fascinante quanto os quadrinhos de Guido. Dispensa os muitos rótulos: arquiteta, designer, estilista, artista plástica, escultora, etc. Esses não podem defini-la melhor do que “uma criadora de sonhos de papel”. E vendo como Caterina vem trabalhando o conceito de sustentabilidade em suas criações e transformando restos de material burocrático em peças maravilhosas e sedutoras fica mais claro o porquê dessa definição.
“Não se trata apenas de usar papel que deve ser jogado fora, mas principalmente dar nova vida ao papel. Por exemplo: bandejinhas de brigadeiro transformam-se em escamas de peixe para saias de sereias; papel de escritório picado vira bicho de pelúcia superecológico! Bordas de folhas perfuradas para impressora se tornam, se em grande número, em um bustiê de penas de avestruz; notas fiscais enroladas se tornam cachos barrocos de seda.... Enfim! A triste pilha de papéis da burocracia pode ser transformar em alta costura.”
(Entrevista de Caterina para a Revista Marie Claire)
“I have met many artists who, like myself, see in objects and materials discarded by Nature, something else. They see material things in a way that goes beyond the object, they are perhaps imagining the future lives of these “things” or their re-incarnation. We all often have great difficulty in getting rid of of our old stuff. Throwing away always hurts a little. Still, that “thing” one day becomes of no use, meaningless, even for the artist, so the process of transformation begins, its metamorphosis into something else. So here we go back to the story of searching for an identity, which does not want to get stuck inside a closed-up box, without the possibility of being modified. Then we have the love of Nature, hence the ecological thought, though I think that the main challenge for the artist or designer must be his desire to show that everything is more elastic or flexible than generally thought. A vase for flowers doesn’t have to be in glass or ceramic. A house doesn’t have to be built with concrete or bricks. A couch doesn’t have to be made with wood, fabric or leather. Everything (or nearly everything) is possible. Like a dress made of paper, a cardboard bed or a garden with plastic flowers.”
(Entrevista de Caterina para Patrizia Molechino)
Para quem acompanha o CICLICCA há mais tempo, nem preciso falar o quanto aprecio a ideia de promover uma infância inspiradora, brincando e criando com papel. O caso da família Crepax é um bom exemplo dos frutos que isso pode dar. Espero que assim como o pai, Caterina possa influenciar toda essa nova geração com seus sonhos de papel e de sustentabilidade.
Além da exposição, Caterina Crepax também vai estar presente na Rio Comicon e terei o enorme prazer de estar lá para conversar com ela no dia 23 de outubro, às 17h. Espero vocês lá!
O Rio Comicon 2011 é um evento formado por exposições nacionais e internacionais, palestras, debates, oficinas, colóquio, ciclo de animação, documentários sobre quadrinhos, lançamentos, cosplay, livraria de HQ, estandes de produtos pop e espaços para artistas independentes e estará aberto à visitação de 20 a 23 de outubro de 2011 das 10h às 22h, no Ponto Cultural Barão de Mauá – Estação Central da Leopoldina.
Rio Comicon:
http://www.riocomicon.com.br/
Caterina Crepax:
http://www.caterinacrepax.com/
Arquivo Guido Crepax:
http://www.guidocrepax.it/archivio/
domingo, 16 de outubro de 2011
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
Mad Tea Party: Painel
A única coisa que comprei para essa festa foram dois pedaços de TNT, um azul e outro vermelho. O bom é que tem diversas cores e depois da festa você pode lavar e guardar facilmente para a próxima.
Com TNT vermelho cobri o aparador. O azul virou um painel.
Depois de fixar o TNT na parede, colei com durex cartas e peças de xadrez de papelão: para quem não se lembra, são o exército das rainhas Branca e Vermelha. Pude aproveitar inclusive o verso das cartas: tinha uma chave dourada que lembrava a chave que Alice precisa usar para entrar em Wonderland.
Também fiz painel menor na cozinha, relembrando a cena em que Alice encontra o Absolem. Esse TNT verde foi usado na última festa do Ian. Como trabalho com papel, guardo muitas sobras que usei para recortar o personagem e sua celebre fala: Who are you? Admito que a minha lagarta não ficou lá essas coisas, mas é que eu tenho muito medo delas.
Também usei nesse painel os cogumelos de As Aventuras de Ian, que foram feitos para o aniversário de 1 ano do pequeno e umas flores de lata de refrigerante da Valéria.
E as bolas de garrafa pet não podiam faltar! Usei as coloridas, vermelhas e azuis, que tinha guardadas das outras festas.
Aproveitei a estrutura do móvel da sala para pendurar xicrinhas coloridas com fitas de cetim. Esse móvel foi herança de família, assim como as fitinhas que a minha sogra usava para costurar e fazer arte. Também coloquei ai bolas de pet e flores de lata de refrigerante. O gatinho pulando de um lado foi tirado de uma embalagem de presente e o sorriso e olhos do outro lado foram feitos com papel especial de um catálogo que já estava fora de linha.
Continua...
terça-feira, 11 de outubro de 2011
Feliz dia da criança!
O castelo de papelão tem rendido bons momentos. Antes era só uma grande caixa. E o Ian sempre gostou mesmo de brincar com elas. Depois de uns cortes aqui e ali, virou um castelo.
Decoramos com tapetinho, cadeirinhas e bichinhos de pelúcia. Desenhamos e deixamos coloridinho. Carimbamos. Fizemos colagens. Usamos cores, figuras, letras, números...
No final das contas, o castelo tornou um projeto lúdico, interativo e funcional (também usamos para guardar os brinquedos!).
Vem ai o dia da criança. Aproveite com sustentabilidade.
segunda-feira, 10 de outubro de 2011
Picnic no dia do Consumo Consciente!
Em dezembro, o CICLICCA completa seu terceiro ano on line e é claro que vai ter picnic! (Festa CICLICCA)
Enquanto não chega o dia, você pode fazer um picnic sustentável também. Agora o instituto AKATU também está promovendo a prática de picnics, e estão convocando que façamos um no dia 16 de outubro para comemorar o Dia do Consumo Consciente.
Se você quer dicas para fazer bonito, passa lá no site da Akatu ou aqui mesmo no CICLICCA no link picnic.
http://www.akatu.org.br/Temas/Consumo-Consciente/Posts/Se-voce-nao-sabe-como-comecar-o-piquenique-o-Akatu-fez-um-guia-para-ajudar
Essas fotos são do PICNIC Mirabolante do ano passado que contou com uma parceria especialissima da Monique Mimirabolantes. Veja mais clicando aqui.
Enquanto não chega o dia, você pode fazer um picnic sustentável também. Agora o instituto AKATU também está promovendo a prática de picnics, e estão convocando que façamos um no dia 16 de outubro para comemorar o Dia do Consumo Consciente.
Se você quer dicas para fazer bonito, passa lá no site da Akatu ou aqui mesmo no CICLICCA no link picnic.
http://www.akatu.org.br/Temas/Consumo-Consciente/Posts/Se-voce-nao-sabe-como-comecar-o-piquenique-o-Akatu-fez-um-guia-para-ajudar
Essas fotos são do PICNIC Mirabolante do ano passado que contou com uma parceria especialissima da Monique Mimirabolantes. Veja mais clicando aqui.
Mais uma pelo Steve…
Ainda para lembrar Steve Jobs, essa imagem com dicas sustentáveis e tecnologia que postei há algum tempo atrás, incluindo um I-book ali à direita. A caixa dele, linda e super prática, não joguei fora não: uso para guardar DVDs.
E, é claro, a maçã! Fiz esse desenho com lápis de cor e giz pastel ainda na graduação na PUC.
R.I.P. Steve!
Show no dia da criança
O animadíssimo Hamilton Catette vai fazer um show gratuito no dia da criança. Segue o convite dele pra vocês:
Oi amigos!
Tive um mês de setembro envolvido com shows e alguns projetos particulares, mas agora farei uma apresentação aberta ao público. Será um pocket na Gávea, com entrada franca. Espero que vocês compareçam e ajudem a divulgar. Estarei com toda minha energia brincando com a criançada de todas as idades.
Até lá.
Hamilton Catette.
Oi amigos!
Tive um mês de setembro envolvido com shows e alguns projetos particulares, mas agora farei uma apresentação aberta ao público. Será um pocket na Gávea, com entrada franca. Espero que vocês compareçam e ajudem a divulgar. Estarei com toda minha energia brincando com a criançada de todas as idades.
Até lá.
Hamilton Catette.
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
Mad Tea Party
Já falei por aqui da minha última festa de aniversário (veja a postagem clicando aqui). O tema foi o Chá Maluco, inspirado nos filmes Alice in wonderland da Disney (o original e o do Tim Burton).
Então agora é hora de falar para vocês como fiz a decoração sustentável: usando coisas que já tinha em casa e reaproveitando “lixo”, principalmente embalagens de produtos que consumimos.
Quero mostrar para todos como é possível fazer uma festa bela e divertida sem gastar muito e assim poupar nossos recursos naturais.
Brinquedos antigos, bules e xícaras, taças, fitas coloridas, cartas de baralho, livros, caixinhas de joias, brindes de outras festas, etc... essas peças por sí só já garantiram boa parte da decoração: fácil assim.
Continua...
terça-feira, 4 de outubro de 2011
Audiência Pública Especial do Verde da Cidade do Rio de Janeiro
Recebi e estou repassando.
Prezad@s Amig@s,
Contamos com sua participação na Audiência Pública final da Comissão Especial do Verde da Cidade do Rio de Janeiro, na qual apresentaremos as considerações levantadas e apuradas durante vistorias, reuniões e estudos sobre as atuais condições da arborização, parques/UCs e reflorestamento do Município do Rio de Janeiro.
O evento será no próximo dia 10 de outubro de 2011, no horário de 09h30 às 12h30, na SEAERJ- Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro, localizada à Rua do Russel, Nº 01, Glória.
Vamos cuidar do nosso patrimônio ambiental.
Conto com sua participação e apoio.
Saudações,
Gabinete Vereador Paulo Messina
Tel: 21-3814-2775/2070/ 3814-2094
email: sitedomessina@gmail.com
Prezad@s Amig@s,
Contamos com sua participação na Audiência Pública final da Comissão Especial do Verde da Cidade do Rio de Janeiro, na qual apresentaremos as considerações levantadas e apuradas durante vistorias, reuniões e estudos sobre as atuais condições da arborização, parques/UCs e reflorestamento do Município do Rio de Janeiro.
O evento será no próximo dia 10 de outubro de 2011, no horário de 09h30 às 12h30, na SEAERJ- Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro, localizada à Rua do Russel, Nº 01, Glória.
Vamos cuidar do nosso patrimônio ambiental.
Conto com sua participação e apoio.
Saudações,
Gabinete Vereador Paulo Messina
Tel: 21-3814-2775/2070/ 3814-2094
email: sitedomessina@gmail.com