quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Dia de Zumbi e (des)igualdade social




Ontem foi o Dia da Consciência Negra, dia de Zumbi dos Palmares.
Em vez de reforçar o racismo/separação que a data implica, devia ser um dia para todos nós brasileiros celebrarmos nossa ancestralidade e pensarmos a liberdade, sonho pelo qual Zumbi lutou. Não somos livres ainda, estamos presos às correntes das desigualdades sociais. A igualdade deve ser a nova luta.
Cor da pele não é raça!!! Minha raça é a humana. Minha pele é colorida e mesmo isso (ser tatuada) implica em preconceito, mas o que realmente importa é que sou brasileira e sei que descendo de negros africanos escravizados, tanto quanto dos índios que eram donos dessa terra e dos europeus que colonizaram esse país. Chega de preconceito!

Esse trabalho maravilhoso de uma professora para acabar com preconceito em sua comunidade e vale MUITO a pena ver!


Essa entrevista com Helio de La Peña também é muito legal (mais ou menos aos 20min do video) e tem a ver com a declaração do Morgan Freeman e com o que penso também:


3 comentários:

Mimirabolante disse...

Muito bom Cris !
Precisamos urgente mudar os conceitos !!! Erradicar o racismo !!! bjcas

RENATA RZ disse...

Oi Cris,
adorei passar por aqui! Fazia um tempinho...
O primeiro vídeo eu já tinha visto na GNT, é realmente incrível. Nada como se colocar no lugar do outro para realmente entender uma situação como a de racismo.
O segundo, não pude assistir inteiro, mas adiantei para a parte do Helio e como eu já esperava, ouvi sua opinião sobre as cotas para negros (e pobres) nas universidades.
Eu discordo dele. Reconheço a importância desta medida temporária porém urgentíssima.
Séculos de erros não serão consertados da 'maneira ideal' a tempo de sermos justos com as gerações atuais.
Ações a curto e longo prazo em paralelo são necessárias para igualar as chamadas 'minorias', não apenas de raças, mas de mulheres, gays e outras, que certamente cada um de nós pode se identificar ou ter alguém próximo que possa.
Senti uma certa falta de humildade no Helio em admitir que a maioria dos negros do nosso país não tem a condição que ele e o filho dele têm.
Enfim, esta é só a minha opinião.
Adoro vir aqui, beijos verdes!
Renata
Dicas Green


Cristiane Iannacconi disse...

Entendo, Renata. Precisamos mesmo de medidas especiais q levem à melhoria de vida das minorias, mas por outro lado reforçamos o preconceito. É bem complicado. Mas no caso das cotas p negros nas universidades, acho q seria mais válido q essas cotas fossem voltadas p pessoas de baixa renda e não baseadas na cor da pele. Talvez o Helio tenha sido um pouco arrogante sim, mas ainda acho q o q ele falou seja uma realidade. Gostei de ler seu comentário :)