terça-feira, 15 de dezembro de 2009

O Guia do Pássaro Dodô para Sobreviver à Extinção




Tenho assistido a ótimos programas sobre ecologia e sustentabilidade na TV Escola.
Outro dia eles exibiram o documentário O Guia do Pássaro Dodô para Sobreviver à Extinção da BBC. O filme é narrado pelo próprio pássaro Dodô (já extinto) em um tom irônico e lúdico chamando nossa atenção para a crise ambiental causada pela atividade humana. Cientistas, biólogos, ativistas dão seu parecer ao longo do documentário.
A extinção das espécies que vivem sobre a Terra é faz parte do curso da natureza embora algumas espécies sejam mais resistentes. Porem, a interferência humana tem levado esse fator natural ao seu extremo colocando em risco não só espécies animais e vegetais, mas até mesmo a existência do ser humano. E essa é realmente a grande questão na luta contra a destruição do meio ambiente.
Com o degelo das calotas polares, o aumento do nível do mar, a escassez de água e alimentos, a destruição das florestas tropicais iniciamos um efeito dominó que resultará em áreas cada vez mais populosas, conseqüentemente um maior risco de contaminação por doenças, maior dificuldade de cura (sem florestas, onde vamos conseguir os remédios?) e por ai vai.
Por fim, o Dodô faz uma previsão otimista: estamos deteriorando a capacidade do planeta de nos sustentar e logo estaremos extintos. Entrando o homem em extinção, a natureza se fortalecerá novamente e sozinha tratará de perpetuar seu ciclo de vida assim como tem sido desde o inicio.

“Nosso tipo de inteligência não é compatível com a natureza. Vivemos muito tempo. Quebramos todas as regras. Nossa vida é tão artificial que não pode ser sustentável dentro dos limites que o planeta tem a oferecer. (...) A natureza selecionará os melhores e deixará o resto se extinguir. (...) O planeta adoraria ver a extinção do homem. E o quanto mais cedo melhor.” Prof. Michael Boulter do Museu de História Natural.

Nenhum comentário: