Páginas
tópicos
água
arte
arte urbana
árvores
As Aventuras de Ian
bambu
bicicleta
biochip
biodegradável
biodiversidade
bolas de pet
cactos e suculentas
café
casa
clima
clipping
coleta seletiva
compostagem
consumo consciente
convidados
cozinha
customização
decoração
design
ecovila
eletro-eletrônicos
embalagens
energia
espuma e isopor
eventos
extinção
fairy
festa
festa junina
filmes
floresta
Grupo Mobiliza
hidroponia
horta
infância
jardim
lâmpada
limpeza
livros
madeira
metal/lata
Mimirabolantes
mobilidade
moda
música
Natal
oceano
oleo
orgânico
papel e papelão
pinha
pique nique
plástico e pet
pneus
portfólio
praia
resiliência
retrô
Rio+20
rolhas
saúde
sebo
selinho
Simpsons
solidariedade
Star Wars
tecido
Teresópolis
terrários
tetra pak
tutorial
urso polar
Valéria Eco-Arte
velas
vídeo
vidro
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
Convidada do Ciclicca: Monique Mimirabolantes!
Marcadores:
convidados,
Mimirabolantes
E como não podia deixar de ser, vamos inaugurar a sessão dos Convidados do Ciclicca com uma amiga muito especial. Professora aposentada, mas que nunca se cansa de ensinar coisas boas, eu mesma já aprendi muito com ela: é a Monique, autora do blog MIMIRABOLANTES. Confira!
Viver de forma sustentável
A natureza é bela e devemos mante-la sempre verde, alegre e preservada. O ser humano recebeu todas as formas da natureza sem que ele pedisse e sem sabermos por que razão muitas vezes destruímos o que há de mais belo, a vida. Não nos custa nada sermos cuidadosos com o meio ambiente, com tudo o que nos cerca.
Desde que me entendo por gente, sempre vi a minha mãe como exemplo de preservação. Estou atualmente com 54 anos. Lembro-me muito bem, que aos cinco anos de idade ,via a mamãe levar a tábua de passar roupa, para a área de serviço. O motivo? - Daquele espaço ela podia nos ver brincando de casinha ao mesmo tempo em que ela passava roupa aproveitando o início da luz do dia. Era engraçado, pois, o cesto de roupas era muito cheio e ela comentava, que daquele jeito, ela economizava energia, ligando o ferro uma vez na semana. Horas depois, ela começava a nos mandar tomar banho para irmos para a escola e de lá ela já gritava:
- Meninas,desliguem o chuveiro para se ensaboar!
É verdade, também para economizar a água, tomávamos banho juntas, eu e a minha irmã três anos mais velha do que eu. Tudo era para economizar a energia. Sou do tempo do racionamento da luz elétrica, hoje os atuais apagões.
E na hora da mamãe fazer o almoço? Separava as cascas dos alimentos e os colocava nos seus lindos e poderosos Antúrios, nas suas Samambaias, nos seus Brincos de Princesa. E na hora de dormir? Era a mesma coisa, mamãe apagava a luz do quarto e nos deixava no escuro conversando baixinho. De vez em quando, ela vinha nos olhar. Mais ou menos, consegui criar os meus filhos assim. Lembro-me bem, com os meus filhos pequenos, já trabalhava com as sucatas na Educação Infantil e tudo o que consumíamos podíamos guardar para trabalhar na escola.
Voltávamos da praia ou da pracinha, com o nosso saquinho de lixo. LIXO? Com certeza que não. Era o nosso material de trabalho escolar. Na minha sala de aula, tinha um objetivo para cada dia. Na sala de aula dos meus filhos, ludicamente eles transformavam o lixo deles na "novidade do dia".
Em contrapartida víamos um outro tipo de comportamento. Não sei precisar bem a época em que o Sujismundo apareceu. Com ele, talvez tenha vindo também o Cascão, que mostra a falta de asseio pessoal. Muitas vezes, meus filhos comentavam o que viam na rua. Por que as pessoas jogavam tudo no chã? É conflitante para qualquer criança. Ouve e vê a mãe falar em poupar, em ter cuidado, etc e ao chegar em qualquer lugar público a realidade é outra.
Bem, ao me aposentar, veio a necessidade de dividir com um número grande de pessoas,as minhas idéias e mais ou menos assim, nasceu o MIMIRABOLANTES. Não sou perfeita, não sou melhor do que ninguém, porém, estou em busca de um mundo melhor. Sinto que é tarde demais. Que destruímos demais. Que chegamos a exaustão dos recursos naturais. Porém, ainda quero ter esperança e luto para que o meu medo seja infundado.
Que a mensagem de Gandhi sirva de alento para todos nós: "Devemos ser a mudança que queremos ver"
Um beijo bem mimirabolantes para você,
Monique.
www.mimirabolantes.blogspot.com
www.miguelpereira-mimirabolante.blogspot.com
www.arquivomimirabolantes.blogspot.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Parabéns pela escolha.Monique é realmente maravilhosa e isso já vem da sua criação, com sua mãe que mesmo sem se dar conta fazia tudo certinho...
Lindo!Adorei!
Parabéns!
beijos às duas,chica
Cris a sua iniciativa me deixou muito feliz,pois a minha maior alegria realmente é de pode conscientizar ao máximo.....Lindo ver o meu trabalho aqui e depois ler o cementário gracioso e gentil da Chica......realmente,a mamãe era ecologicamente correta e sustentável.....srsrsrsr....Parabéns e que outros convidados apareçam por aqui.....mil beijocas bem mimirabolantes para voce......Monique
Postar um comentário