segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Urban Trash Art






Já faz um tempo que acompanho o trabalho do Urban Trash Art. Soube que agora eles estão aproveitando os mesmos conceitos das esculturas para criar objetos de uso doméstico, como essa linda luminária e a fruteira.

“O projeto UTA começou em janeiro de 2009 e é resultado da parceria entre os artistas paulistanos Pado e Rodrigo Machado, que se apropriam do lixo urbano para fazer arte.
A ideia é reaproveitar objetos e todo tipo de material que já teve utilidade e foi descartado pelo homem para conceber esculturas nas mais variadas formas e dimensões.
A intervenção artística do projeto UTA é previamente concebida, mas o formato final é inspirado pelo tipo de material coletado e resultado da sinergia entre os artistas no momento da montagem.
Ao criar as esculturas em espaços públicos, os artistas coletam e transformam o lixo encontrado em caçambas e calçadas, devolvendo para a cidade obras de arte que interferem na paisagem urbana e propõem um olhar crítico para a questão do consumo exagerado e do desperdício.
A proposta é transformar o lixo em arte, como meio e fim, uma forma poética de enxergar o lixo e através da expressão artística atribuir outro significado para algo que aparentemente está morto, e com o qual ninguém se importa mais.”

Confira mais no blog deles:
http://urbantrashart.blogspot.com/