quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Consumismo que cerca o Dia das Crianças


Com a proximidade do Dia das Crianças explodem as propagandas de brinquedos na tv.
Meu pequeno está com 2 anos e meio e estou tentando habitua-lo a fugir desse espírito consumista. Felizmente ele ainda não atentou para isso.
Semana passada, fomos passear num shopping por causa da chuva. As lojas de brinquedos abarrotadas de crianças que pediam enlouquecidas: Leva esse, mãe! Quero esse, pai!
O Ian queria ver tudo, experimentar, apertar os botões... Não pediu nada. Ficamos com pena, nos sentindo culpados, coisa estranha. Mostramos uns carrinhos pequenos, coisa que ele adora, perguntamos se ele queria levar. Surpresa: não quis. Ele queria mesmo entrar em todas as lojas e participar da bagunça.
Por fim, compramos um jogo de bloquinhos iguais àqueles que tinham na nossa época, só que feitos de madeira de reflorestamento. Menos mal, né?
Minha tia ligou de Sampa perguntando que presente ele queria. Falei para ela trazer os brinquedos que o priminho não quer mais. Sempre que eles vêm ao Rio trazem uma leva de brinquedos. Precisa comprar mais? Não mesmo.
Ano passado não compramos brinquedos, mas eu e o pai passamos o dia todo brincando com ele, desenhando com giz cera em caixas de papelão, etc.

3 comentários:

Andreia Lica disse...

Cris, (ja intima né)...eu concordo com vc em genero número e grau...tenho 3 filhos (12, 11 e 2) e tento mostrar a eles que o que importa é o sentimento e a vontade...que as datas comemorativas são bombas de consumismo do cotidiano e que é preciso bom senso e muito desapego das coisas materiais.

Da uma passadinha para conhecer o meu blog


Bjão
http://andreiarenovandoereciclando.blogspot.com

Maria Fe disse...

nossa, fico angustiada com essa "necessidade" criada pelo capitalismo. Em tudo, não é mesmo? Desde a merenda até o video game. E infelizmente vejo que atinge cada vez mais as crianças. Tenho sobrinhos e minha maior preocupação é tentar o diálogo, o convencimento, mas fico sem ação quando vejo que não consigo, pois por mais que se fale em casa, uma hora ele vai dizer "mas meu coleguinha tem".
Ah, não quero parecer pessimista, mas é pq fico indignada mesmo, mas busco, tento mostrar algo diferente.
Alias, as ideias do seu blog são ótimas! Adorei e estou seguindo.
abraço e parabéns!

Mimirabolante disse...

Graças a Deus,meus filhos não foram e não são consumistas.....isso é mt triste....é a substituição do amor...qd não damos atenção,amor,carinho.........damos o melhor brinquedo. Deveria ter uma regulamentação ou se tem,deveria ser respeitada.deve ser difícil p/ vcs m/aes jovens educar!!!!bjcas