domingo, 22 de abril de 2012

EU QUERO COLETA SELETIVA

Hoje é o Dia da Terra!
Estamos lançando o movimento EU QUERO COLETA SELETIVA. Você pode participar e fazer parte da construção de cidades mais limpas e sustentáveis. Acesse a página do Grupo Mobiliza lá no Facebook. https://www.facebook.com/groups/373199962699771/404956119524155/?notif_t=like
Você pode copiar e compartilhar essa ideia através da internet. Você também pode escrever sobre a coleta de lixo no seu bairro ou algo relativo a esse assunto e publicar em seu blog ou nas redes sociais e fortalecer o nosso movimento. Envie o link da sua publicação para a página do Grupo Mobiliza no Facebook ou através de comentário na página do blog CICLICCA ou MIMIRABOLANTES para divulgar sua participação também. Queremos mobilizar a sociedade, cidadãos, empresas e poder público em prol de um bem comum. Somos todos responsáveis!
A coleta de lixo na minha cidade ainda é muito primitiva, sofrível. Não há coleta seletiva de lixo. Tanto a população quanto a maior parte das empresas e o poder público não demonstram vontade de tê-la. O lixo é colocado nas esquinas amontoado e misturado. Daí vêm os catadores que rasgam sacos e espalham o lixo pela rua para separar aquilo que lhes interessa. Depois vêm os animais, cães, gatos e até cavalos para tentar descolar alguma comida. Por fim, o caminhão da companhia de limpeza pública passa e recolhe o “grosso” deixando para trás as sobras. A imundice que fica atrai ratos, baratas, lacraias e moscas. Eu moro no Rio de Janeiro entre a Barra e Jacarepaguá.
Separo boa parte do lixo. Quando tenho algum compromisso no bairro vizinho onde há 2 mercados com postos de coleta seletiva levo meu lixo. Mas fazer esse trajeto só para descartar o lixo é também um desperdício de combustível. Por vezes acabo deixando o lixo antes do horário da Comlurb passar para os catadores poderem pegar o material. Já tentei me cadastrar em uma ONG para doar o material, mas também não consegui, eles não conseguem atender a demanda.
Eu queria muito que os mercados do meu bairro e de todos tivessem estações de coleta seletiva p entrega de material reciclado. Nada mais justo, visto que os mercados são os grandes distribuidores de bens de consumo. Estamos sempre lá, então seria prático retornar com os resíduos restantes de nosso consumo antes de fazermos mais compras. Essa é uma responsabilidade de todos nós, tanto indústria e comércio, quanto consumidores. Sei que há leis de responsabilidade quanto ao pós-consumo. E alguns locais, como o Hipermercado Extra e a loja Leroy Merlin que dispõe de postos de coleta e o site CEMPRE que indica os locais de coleta, mas no geral ainda é difícil descartar corretamente o lixo.
Veja o que diz o site do CEMPRE sobre o assunto na seção “Dúvidas”: “No município onde moro, a Prefeitura não investe na coleta seletiva de lixo. Como posso fazer para separar o lixo e destiná-lo à reciclagem? Neste caso, sugerimos que o material reciclável separado no domicílio seja encaminhado a catadores de rua autônomos, cooperativas de catadores, associações de moradores, ONG's ou qualquer outro tipo de iniciativa espontânea da comunidade local. Há ainda a alternativa de contato com sucateiros, desde que para o repasse de grandes quantidades de material.” Mas não é tão fácil assim.
Alias, separar o lixo é a parte mais fácil e recompensante. Só me falta uma estrutura mais organizada que viabilize o recolhimento desse material: EU QUERO COLETA SELETIVA no mercado, no meu bairro, na minha cidade...

2 comentários:

Mimirabolante disse...

Eu até que tenho um pouco mais de sorte ,já que conto com a Coleta Seletiva em Miguel Pereira......

Lola disse...

Oi, linda,

Ultimamente conto com a Terezinha, que pega para reciclar... O trabalho só me deixou ver hoje, mas farei uma postagem.
Bjs