sexta-feira, 22 de junho de 2012

Rio+20 se despede











A Rio+20 está terminando hoje. E se faltou empenho e comprometimento político, acredito que a sociedade civil está ao menos mais sensível com relação à sustentabilidade. Efeitos surgirão. Eu mesma consegui participar/visitar alguns painéis, oficinas e exposições, estive no Forte de Copacabana, no Planetário da Gávea, na eco-vila Terra Nova, na PUC-Rio... Fiquei muito na vontade de ir à Kari-Oca e ao navio do Greenpeace, mas não deu. A cerimônia de encerramento da Kari-Oca que aconteceria hoje foi cancelada em respeito ao índio da tribo Karajá que faleceu. :(

Sinto que eu mesma cresci com o que vi e ouvi. Muita troca com pessoas afinadas na mesma sintonia por um planeta mais sustentável. Aliás, conheci muita gente boa!

Também ouvi gente alienada falando que a Rio+20 não vai mudar nada. Felizmente a maioria estava interessada e provavelmente vai querer fazer a sua parte. Então, não vamos esperar pelas decisões políticas, vamos agir.

Aos poucos vou postar os textos com os encontros que tive na Rio+20 e as fotos já estou colocando lá na página do Facebook. Passa lá e curte!

1º Festival Internacional de Circo!



A Rio+20 está terminando e o começa o 1º Festival Internacional de Circo no Rio de Janeiro.
Irão se apresentar companhias de diversos países europeus e da América Latina. Os espetáculos vão acontecer nas comunidades pacificadas promovendo a integração destas com a paz e a alegria através das artes. Os espetáculos misturam a tradição do circo com a dança e o teatro de maneira bastante contemporânea.



Uma das companhias que me chamou a atenção foi a Nós no Bambu que tem uma pegada ecológica. As estruturas usadas como base para a dança acrobática da trupe são feitas de bambu, matéria prima renovável e biodegradável, um material maleável e sujeito às condições climáticas que proporciona variações e requer adaptação constante de tato e força dos artistas resultando em uma linguagem artística inovadora.





Também pretendo ir aos espetáculos do Magda Clan (Itália) e Crescer e Viver (BR) aqui perto na Cidade de Deus.





A programação completa aqui no site oficial:
http://www.festivaldecirco.com.br/progrmacao-espetaculos/

quinta-feira, 21 de junho de 2012

A população mundial cresce...



A população mundial cresce em 1 milhão de pessoas a cada 5 dias.
Você tem noção do que isso significa?
Considerando que as pessoas precisam de moradia, alimento, água, considerando o consumo crescente de bens, os medicamentos, a energia que consumimos... esse planeta não vai aguentar.
Como vai ser nosso futuro nesse planeta? Sombrio? Devastador? Seremos extintos como os dinossauros? Vamos encontrar outro planeta habitável para morar? Vamos simplesmente ignorar a crise pela qual passamos ou vamos mudar os paradigmas que regem nossa civilização?

“Aprender a viver é o que é viver mesmo.” E você, ‘tá vivo?

Vi, ouvi e aprendi muita coisa nessas 2 semanas de Rio+20. Algumas das fotos já estão lá na página do Facebook, mas ainda preciso escrever os textos para publicar aqui. Se quiser conferir as fotos clique aqui:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.285129754918136.59545.223649031066209&type=1

sábado, 16 de junho de 2012

Rio+20: GREEN JOBS Pensando a carreira verde











Esses são alguns pontos que destaquei no encontro sobre Green Jobs no Planetário:

Não importa o quão pequeno você seja, você pode mudar o mundo. (Slogan da ABRH na Rio+20)

As empresas precisam de pessoas verdes, com a cabeça e o coração verde, que ame seu trabalho e também o verde. (Horácio Quirós, WFPMA)

O sustentável é infinito. Precisamos ter consciência da finitude dos nossos recursos e da importância do Outro.

Educação como ferramenta para a consciência.

Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser.

As empresas estão aprendendo que respeitar e cultivar valores é uma vantagem competitiva.

Estavam nesse encontro: Associação Brasileira de recursos Humanos, Humanitaire, Fundação Planetário, WFPMA, Nextel, CEO Great Place To Work, entre outros.

Primeiras considerações sobre a Rio+20



"Que posso saber?
Que devo fazer?
Que posso esperar?
... Daqui pra frente viveremos em um mundo modificado por nós."


Tenho escutado as pessoas perguntarem se vai adiantar em algo essa Rio+20. Com certeza teremos que encarrar a crise climática de frente de um vez por todas. Mas posso dizer que nessa semana sai dos eventos feliz, esperançosa. O que tenho visto é que, além da comunidade científica, empresários estão mais conscientes de que não há mais espaço para crescimento num mundo finito como o nosso e estão mostrado o que têm feito na prática. Mesmo o cidadão simples que ainda não sabe bem como agir tem demonstrado estar mais sensível e interessado em participar dessa virada eco-friendly. Nosso maior problema, como sempre, é o poder público. Esses que estão reunidos lá no Rio Centro (ou que sequer vieram, como os líderes dos Estados Unidos e China) não entenderam a gravidade da situação e parecem querer colocar tudo a perder.

E você, já entendeu o que está acontecendo?

Programa Arena sobre a Rio+20



Para quem não vai sair hoje fica a dica: tem Programa Arena da UVA falando sobre a Rio+20 no canal 11 da Net-Rio - UTV Canal Universitário - às 17h.
Estive lá e participei da gravação dando depoimento sobre minha relação com a sustentabilidade. Também estiveram lá outras designers e representantes de empresas públicas como a Light e a Comlurb para contar o tem feito pela preservação do meio ambiente (ou não*).

* Saiba mais aqui:
http://ciclicca.blogspot.com.br/2012/06/no-programa-arena-sobre-rio20.html

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Um Rio+20 emocionante








Ontem, dia 14, estive no Planetário da Gávea para o Green Jobs. Hoje fui cedinho para o Forte de Copacabana para o painel Empatia e Cuidado: paradigmas da nova civilização e também para a exposição Humanidade 2012. Depois de lá corri para o HSBC Arena para a roda de conversa sobre moda, design e sustentabilidade. Me emocionei e fiquei muito feliz com o que vi e as pessoas que conheci. Certamente que tenho muito para contar, mas agora estou cansada... Ufa! e também emocionada...

Por enquanto, alem dessas fotos aqui, vou publicando as fotos da Rio+20 na página do CICLICCA no Facebook.

Design, Moda, Artesanato e Sustentabilidade na Rio+20



Recomendo! Principalmente para designers, estilistas e artesãos.
Estive lá hoje e foi ótimo. Quem não foi tem mais uma oportunidade amanhã.
Não perca!


http://institutozuzuangel.blogspot.com.br/

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Programa Infantil na Rio +20: PLANETA MARIONETE



PLANETA MARIONETE
Promovendo educação ambiental, cultura e a economia criativa

Lu, o contador de estórias tem um sonho: êle encontra TERRA, o nosso planeta. Ela o convida a fazer uma longa viagem e várias experiências afin de descobrir o impacto da mudança climática no mundo. Assim a aventura começa...juntos êles visitam a plataforma de gelo do polo norte, florestas, desertos e oceanos.
Eles também têm encontros engraçados com vários tipos de animais. Mas o sonho se transforma em pesadelo quando Lu encontra o GEE, o chefe dos gases de efeito estufa, que até consegue se introduzir no seu corpo. Como Lu vai lidar com esta situação? Será que a mudança climática é inevitável? O que podemos fazer para cuidar melhor do nosso planeta?

O Projeto Planeta Marionete é uma iniciativa lançada por duas agências da ONU, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) e a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). O objetivo é contribuir para que nosso planeta tenha um futuro sustentável e promover a economia criativa. O ponto de partida do projeto é um show de animação o "Planeta Marionete" que combina expressões culturais tradicionais como a arte da marionete com tecnologias modernas de multimédia, visando sensibilizar a comunidade internacional e contribuir para cultura e educação de crianças sobre as questões ambientais. Um programa de formação para jovens visando reforçar capacidades criativas nos países em desenvolvimento é outro elemento chave do projeto.

A avant-première do espetáculo foi realizada em maio de 2012 no Teatro de Marionetes de Genebra na Suiça: uma representação para crianças e outra para adultos. A estréia do show será nos dias 16 e 17 de junho de 2012 no Teatro do Planetário no Rio de Janeiro, Brasil, como um dos eventos paralelos e atividades culturais do Programa "Rio+20 e Você" organizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, em colaboração com a Fundação Planetário e o Instituto Humanitare no contexto da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, mais conhecida como a Cúpula Rio+20.

Dias 16 (sábado às 14:00h, 17:00h e 20:00h) e 17 de junho (domingo às 15:00h e 19:00 hs) no Teatro Maria Clara Machado no Planetário da Gávea, entrada franca, inscrições www.rio-20.org

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Agenda CICLICCA na Rio+20



Programação intensa na cidade para a Rio+20. A minha agenda nem é tão intensa assim (rs), mas são os eventos dos quais posso participar. Disponibilizo aqui os horários e eventos que vou para aqueles que quiserem ir também para trocar ideias. Até lá!

14 Quinta
17/19h – Cúpula Mundial GREEN JOBS Pensando a carreira verde, no Planetário da Gávea.

15 Sexta
9/11h – HUMANIDADE painel 1: Empatia e Cuidado: paradigmas da nova civilização no Forte de Copacabana.
16/19h – Roda de Conversa: MODA, DESIGN E SUSTENTABILIDADE com o Instituto Zuzu Angel no HSBC Arena Barra.

16 Sábado
9h – Caminhada Ecológica no Bosque da Barra.
17h – Vou estar no Programa Arena falando sobre a Rio+20 no canal 11 da Net-Rio.

17 Domingo
9/13h – Cradle to Cradle: negócios que vão além da sustentabilidade no Aterro do Flamengo.
14/17h – HUMANIDADE painel 2: Cidades Sustentáveis: oportunidades para empreendedores sociais no Forte de Copacabana.

18 Segunda
15/17h – Simpósio Soluções de Energia WWF e Greenpeace no Planetário da Gávea.

20 Quarta
Ainda não definido, mas é o dia q reservei para levar o Ian a um dos eventos.
Provavelmente vamos ao Pop Ciência no Pier Mauá.

Também pretendo ir ao Rainbow Warrior do Greenpeace e na Kari Oca aqui em Jacarepaguá, mas ainda não tenho data definida. Legal seria poder ir de bicicleta, mas ainda não sei como chegar lá.

Mais sobre a programação do Rio+20 lá no Grupo Mobiliza.

terça-feira, 12 de junho de 2012

CICLICCA vai à Rio+20



A Rio +20 acontece aqui do lado de casa. Fico imaginando se os políticos vão pensar e agir a favor da preservação da humanidade e do nosso meio ambiente. Da minha parte estou aqui nos últimos preparativos para participar do Humanidade 2012 – evento paralelo à Conferencia. Me inscrevi para os painéis do dia 15 e 17. Estarei lá para conferir tudo, encontrar amigos do Grupo Mobiliza e trocar ideias por um mundo melhor.

sábado, 9 de junho de 2012

Festa Monstro: heróis, princesas e um monstrinho azul!



Mais uma festa sustentável!



O aniversário do Ian foi em Maio. Comemoramos no dia com a família e depois no colégio com os coleguinhas. Ele queria ir como o Super Ian, então inventamos um enredo. Assim os coleguinhas viraram super-heróis também e as meninas princesas. O vilão foi o monstro azul que na verdade ficou bem simpático, né? Batizamos o monstro de Koide.



Fiz capas para os meninos usando os painéis de TNT que guardei de outras festas que fizemos. Os braceletes que compunham a fantasia foram feitos com rolinhos de papelão. As coroas das princesas também e ainda levaram aplicações de lantejoulas. Dentro, um carimbo com o ursinho Sinho com nome e idade do Ian.



O monstro Koide foi feito com uma caixa de papelão (era uma embalagem de tv) e coberto com TNT e restos de papel de presente prateado. Os braços são garrafas pet e os pés são embalagens de sorvete.



Através da sua boca dá para fazer um teatrinho e brincar de jogar bolinhas. Usei bolinhas de desodorante roll-on com carinhas assustadas desenhadas nelas. Mas o mais legal foi “entrar” na barriga do monstro Koide para tirar fotos.

No programa Arena sobre a Rio+20



Dia primeiro entive na Universidade Veiga de Almeida. Fui convidada para participar do programa Arena, que é produzido pelos alunos e vai ao ar na TV Universitária, canal 11 da Tv aberta. Eles estão gravando uma série sobre a Rio+20 bem bacana. Participaram do programa algumas pessoas e empresas que investem em práticas sustentáveis.

Os participantes estavam bem envolvidos com a sustentabilidade e foram lá para falar um pouco sobre isso. Pouco mesmo, porque o programa é bem curtinho. Uma pena, a gente queria mais.

A Marliane Mendonça, representante da Light, conseguiu mostrar que é preciso boa vontade e trabalho de parceria com o cidadão. Eles tem feito um trabalho de incentivo à coleta seletiva nas comunidades pacificadas do Rio de Janeiro oferecendo descontos para os moradores que separam seu lixo. Os resultados tem sido positivos com a adesão da população, que inclusive tem demostrado que a preocupação com o meio ambiente vai além da questão financeira.

A Dolores Lustrosa do Sebrae falou sobre como a entidade vai promover a sustentabilidade nas empresas durante e após a Rio+20.

O Renato Munhoz, síndico de um condomínio na Zona Sul do Rio, foi contar como vem tornando o condomínio mais sustentável e reduzindo as contas do prédio. Com a adesão dos moradores, ele tem adotado medidas muito simpáticas, como facilitar a ida dos moradores ao mercado e feiras sem tirar o carro da garagem. http://condominiossustentaveis.wordpress.com

Além deles, eu e mais duas designers foram contar sobre suas atitudes sustentáveis.

O único que destoava na conversa toda era o Brito, representante da empresa Comlurb. Desdenhando as sugestões dos demais, disse que ninguém está interessado em coleta seletiva para justificar a incompetência da empresa e falou de cifras absurdas a serem investidas que dentro de alguns longos anos para aumentar a coleta seletiva feita pela empresa de 1% para 5%. Kkk – tem que rir pra não chorar. Ainda nos bastidores, estávamos falando sobre energia e, ao comentarmos sobre a necessidade de desligar da tomada os aparelhos em stand by, o cara interveio para dizer que era “bobagem”. Bobagem para mim é uma empresa enviar para um programa de entrevistas que tem como pauta a sustentabilidade um representante que não tem sequer afinidade com o tema. Se bem que pra mim ele representou muito bem a empresa.

O programa vai ao ar dia 16/06 às 17h e com reprise dia 23/06 às 17h, Canal 11 da NET-Rio.
http://www.uva.br/tvuva/categoria/arena



Quem me indicou foi a Carol Barreto, que produz eco joias belíssimas e também gravou um programa Arena. Aliás preciso fazer uma postagem só sobre o trabalho dela por aqui! Para quem já quiser ir conferindo aqui o site dela: http://www.carolbiju.blogspot.com.br/
A entrevista com a Carol vai ao ar no dia 9 de junho às 17hs e a reprise acontece dia 30 de junho as 17hs no mesmo canal.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Fura Bolha e o amor



Sustentabilidade e ecologia com amor e bom humor, quer melhor que isso?
Essa é a proposta do blog Fura Bolha (http://furabolha.blogspot.com.br) feito carinhosamente pela Maria.
Ela também participa do Grupo Mobiliza lá no Facebook trocando ideias com a gente.
Lá no Fura Bolha, a Maria fala de muitas coisas bacanas, entre elas, ecologia doméstica. Adoro!
Passa lá pra conhecer.
Ela também me entrevistou e fiquei emocionada com a maneira como ela me retratou!
Aqui o link:
http://furabolha.blogspot.com.br/2012/06/ciclicca-uma-ode-ao-amor.html

Você já sabe o que vai fazer amanhã?



Amanhã é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Você sabe o que significa e como participar?
Informe-se ou divulgue informações sobre sustentabilidade também!
Dê um bom exemplo.

O Ian vai levar para a escola os livros O Menino do Boné Verde e Madame Poluidora da Rozane Pais (você encontra no Mimirabolantes).
Vamos de bike (se não chover - igual ao piquenique, rs).


http://www.unep.org


O Dia Mundial do Meio Ambiente (WED) é um evento anual que tem como objetivo ser o maior e mais comemorado dia de ações positivas pelo meio ambiente. As atividades do WED acontecem durante todo o ano, mas o evento principal é no dia 5 de junho e envolve o mundo todo.

A comemoração do WED começou em 1972 e cresceu com o passar dos anos, a ponto de se tornar o principal evento em que a ONU estimula a sensibilização mundial pelo meio ambiente e incentiva atenção e ações políticas.

Por meio do WED, o Programa da ONU para o Meio Ambiente personaliza questões ambientais e possibilita a cada um perceber não somente sua responsabilidade, mas também o poder de se tornar um agente para a mudança, apoiando uma forma de desenvolvimento mais justa e sustentável.

O WED é também um dia em que as pessoas de todos os cantos do mundo se unem para garantir um mundo mais limpo e verde para si e para as gerações futuras.

A cidade cresce e a floresta morre





Isso muito me preocupa e assusta. A maior beleza do Rio está morrendo. Estamos deixando cortarem todas as árvores e não se vê mais verde como antes. Vira e mexe falo disso por aqui. É uma coisa que muito me incomoda.

Minha avó mora em São Conrado há muitos anos (já nem lembro quanto tempo). E lá eu cresci vendo a favela da rocinha “comer” a floresta sem limites. Parece que para os moradores da favela não há lei que proíba a derrubada de árvores. Por outro lado, vemos os órgãos públicos concedendo espaço para grandes empreiteiras em locais antes protegidos e que agora viraram grandes empreendimentos imobiliários.

Essa postagem é para recomendar essa matéria que saiu na revista Exame:
http://exame.abril.com.br/economia/meio-ambiente-e-energia/noticias/area-verde-por-habitante-cai-26-no-rio-com-avanco-de-favelas

Veja esse trecho da matéria com comentário da diretora do SOS Mata Atlântica:

Como consequência disso, Márcia Hirota aponta as tragédias ambientais, que acometem milhares de famílias todos os anos, atingidas por enchentes e deslizamentos a cada período de chuva. “As ocupações e invasões ocorrem em áreas inadequadas, não só em capitais, mas em qualquer cidade. Aí quando acontecem deslizamentos e inundações, com perdas de vidas, a gente fica lamentando. Mas a culpa é do Poder Público, que não faz esse planejamento e não retira as pessoas em áreas impróprias, que a legislação não permite. Aí quando acontece uma tragédia, todos ficam indignados”, ressaltou.

Para a ambientalista, a saída é a participação da sociedade, pressionando as autoridades e apontando desrespeitos ao meio ambiente. “É preciso o cidadão denunciar casos de agressão à natureza, em um esforço coletivo. É mais barato evitar que as pessoas ocupem áreas inadequadas do que fazer um trabalho posterior para recuperar a natureza”, alertou.

Aqui tem outras postagens sobre o assunto:
http://ciclicca.blogspot.com.br/2012/03/cidade-nao-para-cidade-so-cresce.html
http://ciclicca.blogspot.com.br/2012/05/mais-verde-perto-de-casa.html

E você, tem notado que isso acontece na sua cidade? Isso te incomoda?

Sustentabilidade: passe essa ideia adiante!



Tenho notado que as pessoas comuns estão cada vez mais sensíveis à questão da sustentabilidade. Sempre arranjo um jeito de puxar papo sobre o assunto na rua e vejo como os outros estão lidando com isso principalmente no bairro onde moro, bairro que será a grande sede da Rio+20.

Vejo muita gente que até quer ajudar, mas ainda não sabe bem o que fazer. Mesmo com tanta informação. Faz parte mesmo de uma coisa maior. Precisamos de uma revolução em nossos hábitos. Nós que sabemos devemos dar o exemplo.

O caixa do mercado é lugar fácil p puxar esse papo, já que levo minha sacolinha ou pego uma caixa de papelão recusando as sacolinhas plásticas. Conversando com uma caixa outro dia sobre as sacolinhas que eu acabara de recusar, ela me revelou que usava algumas para acomodar o lixo e queimava as restantes para não irem para o lixo. Só faltei cair dura, mas segurei minha onda, respirei fundo e falei para ela que era só levar de volta para o mercado que tem um lugar para as sacolas e que queimar o plástico libera gases tóxicos que fazem muito mal para nós.

Então, é conversando que conseguimos ajudar uns aos outros a melhorar nossa qualidade de vida. Vamos aproveitar a Rio+20 e puxar conversa com as pessoas em nosso bairro, no condomínio, na escola. Passe boas ideias adiante.