segunda-feira, 4 de junho de 2012

A cidade cresce e a floresta morre





Isso muito me preocupa e assusta. A maior beleza do Rio está morrendo. Estamos deixando cortarem todas as árvores e não se vê mais verde como antes. Vira e mexe falo disso por aqui. É uma coisa que muito me incomoda.

Minha avó mora em São Conrado há muitos anos (já nem lembro quanto tempo). E lá eu cresci vendo a favela da rocinha “comer” a floresta sem limites. Parece que para os moradores da favela não há lei que proíba a derrubada de árvores. Por outro lado, vemos os órgãos públicos concedendo espaço para grandes empreiteiras em locais antes protegidos e que agora viraram grandes empreendimentos imobiliários.

Essa postagem é para recomendar essa matéria que saiu na revista Exame:
http://exame.abril.com.br/economia/meio-ambiente-e-energia/noticias/area-verde-por-habitante-cai-26-no-rio-com-avanco-de-favelas

Veja esse trecho da matéria com comentário da diretora do SOS Mata Atlântica:

Como consequência disso, Márcia Hirota aponta as tragédias ambientais, que acometem milhares de famílias todos os anos, atingidas por enchentes e deslizamentos a cada período de chuva. “As ocupações e invasões ocorrem em áreas inadequadas, não só em capitais, mas em qualquer cidade. Aí quando acontecem deslizamentos e inundações, com perdas de vidas, a gente fica lamentando. Mas a culpa é do Poder Público, que não faz esse planejamento e não retira as pessoas em áreas impróprias, que a legislação não permite. Aí quando acontece uma tragédia, todos ficam indignados”, ressaltou.

Para a ambientalista, a saída é a participação da sociedade, pressionando as autoridades e apontando desrespeitos ao meio ambiente. “É preciso o cidadão denunciar casos de agressão à natureza, em um esforço coletivo. É mais barato evitar que as pessoas ocupem áreas inadequadas do que fazer um trabalho posterior para recuperar a natureza”, alertou.

Aqui tem outras postagens sobre o assunto:
http://ciclicca.blogspot.com.br/2012/03/cidade-nao-para-cidade-so-cresce.html
http://ciclicca.blogspot.com.br/2012/05/mais-verde-perto-de-casa.html

E você, tem notado que isso acontece na sua cidade? Isso te incomoda?

3 comentários:

chica disse...

Isso me deixa pensativa e triste também!!O que vai sobrar? Essa ganância imobiliária...beijos,chica

Cristiane Iannacconi disse...

pois é, Chica! é muito triste... eu queria mesmo era morar entre as árvores...

Mimirabolante disse...

É só degradação !Ainda bem que pelo menos nos finais de semana tenho " as minhas árvores " !!!!!