sábado, 9 de junho de 2012

No programa Arena sobre a Rio+20



Dia primeiro entive na Universidade Veiga de Almeida. Fui convidada para participar do programa Arena, que é produzido pelos alunos e vai ao ar na TV Universitária, canal 11 da Tv aberta. Eles estão gravando uma série sobre a Rio+20 bem bacana. Participaram do programa algumas pessoas e empresas que investem em práticas sustentáveis.

Os participantes estavam bem envolvidos com a sustentabilidade e foram lá para falar um pouco sobre isso. Pouco mesmo, porque o programa é bem curtinho. Uma pena, a gente queria mais.

A Marliane Mendonça, representante da Light, conseguiu mostrar que é preciso boa vontade e trabalho de parceria com o cidadão. Eles tem feito um trabalho de incentivo à coleta seletiva nas comunidades pacificadas do Rio de Janeiro oferecendo descontos para os moradores que separam seu lixo. Os resultados tem sido positivos com a adesão da população, que inclusive tem demostrado que a preocupação com o meio ambiente vai além da questão financeira.

A Dolores Lustrosa do Sebrae falou sobre como a entidade vai promover a sustentabilidade nas empresas durante e após a Rio+20.

O Renato Munhoz, síndico de um condomínio na Zona Sul do Rio, foi contar como vem tornando o condomínio mais sustentável e reduzindo as contas do prédio. Com a adesão dos moradores, ele tem adotado medidas muito simpáticas, como facilitar a ida dos moradores ao mercado e feiras sem tirar o carro da garagem. http://condominiossustentaveis.wordpress.com

Além deles, eu e mais duas designers foram contar sobre suas atitudes sustentáveis.

O único que destoava na conversa toda era o Brito, representante da empresa Comlurb. Desdenhando as sugestões dos demais, disse que ninguém está interessado em coleta seletiva para justificar a incompetência da empresa e falou de cifras absurdas a serem investidas que dentro de alguns longos anos para aumentar a coleta seletiva feita pela empresa de 1% para 5%. Kkk – tem que rir pra não chorar. Ainda nos bastidores, estávamos falando sobre energia e, ao comentarmos sobre a necessidade de desligar da tomada os aparelhos em stand by, o cara interveio para dizer que era “bobagem”. Bobagem para mim é uma empresa enviar para um programa de entrevistas que tem como pauta a sustentabilidade um representante que não tem sequer afinidade com o tema. Se bem que pra mim ele representou muito bem a empresa.

O programa vai ao ar dia 16/06 às 17h e com reprise dia 23/06 às 17h, Canal 11 da NET-Rio.
http://www.uva.br/tvuva/categoria/arena



Quem me indicou foi a Carol Barreto, que produz eco joias belíssimas e também gravou um programa Arena. Aliás preciso fazer uma postagem só sobre o trabalho dela por aqui! Para quem já quiser ir conferindo aqui o site dela: http://www.carolbiju.blogspot.com.br/
A entrevista com a Carol vai ao ar no dia 9 de junho às 17hs e a reprise acontece dia 30 de junho as 17hs no mesmo canal.

2 comentários:

Mimirabolante disse...

Legal....deve ter sido uma experiência bem bacana !!!Bjcas
ps;dia 23/06 vou ver o Programa....

Fura-bolha disse...

Bacana!
Fiz uma entrevista com o síndico Renato Munhoz no ano passado. Ainda muito atual, por sinal!