segunda-feira, 6 de julho de 2009

Use lâmpadas fluorescentes

Para economizar energia, em casa e no escritório, use lâmpadas fluorescentes. Mas não se esqueça: elas não devem jamais ser descartadas com o lixo comum! Ainda não sei onde entregá-las para reciclagem no Rio de Janeiro, mas se alguém souber, deixe um recado aqui, por favor.

Lâmpada Fluorescente Compacta Integrada: É uma lâmpada fluorescente miniaturizada que se destina a substituir as vulgares lâmpadas incandescentes. Relativamente àquelas, a sua duração varia em média oito vezes mais e convertem cerca de 25 % da energia que consomem em luz visível.Aquecem muito menos e possuem maior tempo de vida útil, entre as cinco mil e as quinze mil horas. São uma alternativa de maior eficiência e economia, na iluminação interior, substituindo a vulgar lâmpada de incandescência.
Fonte e mais informações em Eficiência Energética.
Todas as lâmpadas fluorescentes no mercado brasileiro contém mercúrio e não deveriam ser jogadas no lixo comum. Elas deveriam ser cuidadosamente descartadas, evitando que se quebrassem e tratadas como lixo "perigoso" e encaminhadas para empresas especializadas na sua reciclagem. Embora as lâmpadas fluorescentes e halogenadas sejam consideradas uma medida ecológica por sua economia energética e emissão de gases (inclusive mercúrio) permanece o risco ambiental do mercúrio que elas contém.
No Brasil são consumidas cerca de 100 milhões de lâmpadas fluorescentes por ano. Desse total, 94% são descartadas em aterros sanitários, sem nenhum tipo de tratamento, contaminando o solo e a água com metais pesados. Por este motivo a conscientização da importância da reciclagem deste lixo se torna tão importante.
Fonte e mais informações em Mamãe passou açucar em mim.

Um comentário:

Mimirabolante disse...

só uso esse tipo de lâmpadas e tbm ainda não sei como descartá-las.......uma amiga está fazendo um estudo sobre este assunto....qd souber de algo,divido com vc a informação....