sexta-feira, 20 de maio de 2011

“Poupe recursos naturais!”

 
Ainda fico impressionada com a resistência das pessoas e com a falta de noção da nossa situação. Essa semana mesmo fui ao mercado com meu marido, coisa rara, raríssima, e cheguei ao caixa com uma caixa de papelão. Mesmo assim a mocinha que estava lá para embalar minhas compras (coisa que eu não necessitava) queria a todo custo colocar minhas coisas nas sacolas plásticas para depois colocar na caixa. Ela não entendia que eu não queria as sacolas. No fim, o que não coube na caixa, ela quis colocar em duas sacolas, uma dentro da outra: disse que era para não rasgar, embora fossem coisinhas bem leves. Pedi para tirar uma. Ela não gostou não.  

Depois a gente usa a mesma caixa de papelão em casa para separar o material reciclável e poder transportá-lo com facilidade para a estação de reciclagem do mercado Extra Barra. Infelizmente, aqui no Rio de Janeiro ainda não temos coleta seletiva e nem sempre posso ir até lá levar. Mas fica ai minha sugestão com um gráfico colorido do Ciclicca para ajudar você a separar seu lixo também. Quem quiser pode imprimir e colocar na porta da geladeira.
 
Essa matéria saiu no G1:
Os shoppings e supermercados terão até o dia 31 de dezembro deste ano para se adaptarem à lei. Durante este período, os supermercados terão de exibir cartazes, de 40 cm x 40 cm, com os dizeres “Poupe recursos naturais! Use sacolas reutilizáveis.” A fiscalização caberá à Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.
 ...
Na dia 9, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinou um protocolo de intenções entre o governo e a Associação Paulista de Supermercados (Apas) para a realização de estudos e adoção de ações de substituição das sacolas à base de petróleo utilizadas nos supermercados do estado. A entidade apresentou um cronograma prevendo o fim da oferta das sacolinhas nos supermercados até 25 janeiro de 2012.
Leia na íntegra em: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/05/kassab-sanciona-lei-que-proibe-venda-e-distribuicao-de-sacolas.html

2 comentários:

Mimirabolante disse...

Olha,na quinta-feira,eu estava no supermercado e a minha frente um rapaz com duas sacolas de pano.....eu admirada falei:-Puxa,que legal ver vc um jovem fazendo compras com suas sacolas de pano.......e ele me respondeu:-Engraçado,em São Paulo isso é normal !Estranho ,eu acho é vc ,uma carioca com sacolas retornáveis,e olhou em volta e disse mais:-Olha só.....somente eu e vc !!!!!Está todo mundo pegando sacolinhas de plástico........e é verdade!as sacolas retornáveis ainda não pegaram !O que eu acho uma pena enorme.....além do caos a natureza,sem dúvida alguma,as sacolas de pano são mais práticas e fáceis de levarmos as nossas compras !!!!!!Adorei a qualidade da sua postagem.....bjcas

Cristiane Iannacconi disse...

seus testemunhos tb são ótimos, Mimi!
aiai, qd é q o povo vai se dar conta do q estamos fazendo?